Correio da Bahia

Presídio vistoriado

- Bruno Wendel

Em uma nova inspeção no Conjunto Penal de Feira de Santana, a 100 quilômetro­s de Salvador, o juiz da Vara de Execuções Penais Waldir Viana Ribeiro Júnior ainda encontrou presos de regimes diferentes custodiado­s em um mesmo espaço.

A mistura de regimes entre os detentos da unidade fez com que a Justiça determinas­se o cumpriment­o da Súmula Vinculante 56 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece que não podem ser mantidos no mesmo ambiente detentos com regimes de custódia diferencia­dos. Depois dessa decisão, do juiz Waldir Júnior, mais de 200 presos já foram mandados para casa, em prisão domiciliar.

Esse não foi o único problema. Por conta do processo de separação, os ânimos entre os internos estão acirrados, porque alguns resistem a ir para outro pavilhão - devido à rivalidade entre facções - e é necessária a presença constante do Batalhão de Choque, para evitar conflitos. Os PMs estão na unidade desde ontem.

Do final de setembro até quarta-feira (17), 228 presos do conjunto penal já foram liberados do regime semiaberto para o cumpriment­o da prisão domiciliar.

A vistoria foi realizada na tarde de ontem e acompanhad­a pelo CORREIO. “Ainda detectamos alguns presos misturados, poucos, mas detectamos. Reconheço que a direção está se esforçando, o processo ainda está em andamento, mas daremos um prazo para que se faça cumprir a resolução, a fim de evitar novas solturas”, declarou o juiz.

“Isso não é uma coisa fácil”, explicou o superinten­dente de Gestão Prisional da Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria da Bahia (Seap), major Júlio César Ferreira Santos. “Estamos atentos ao diálogo entre a direção da Casa e os presos. Sabemos que tudo isso é consequênc­ia de uma divergênci­a entre eles”, complement­ou o major.

Segundo o diretor da unidade, Capitão Allan Silva, um grupo de oito internos foi levado para o minipresíd­io, que funcionava como o local de triagem assim que os presos chegam ao complexo. “Eles foram levados para a unidade, que é moderna, com celas individuai­s ou para quatro ou

 ??  ?? Policiais militares que estão reforçando a segurança da unidade acompanham juiz e diretor em inspeção
Policiais militares que estão reforçando a segurança da unidade acompanham juiz e diretor em inspeção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil