Correio da Bahia

Fiac Bahia PIEDADE GANHA RODA DE LEITURA

- YASMIN GARRIDO, COM SUPERVISÃO DA CHEFE DE REPORTAGEM PERLA RIBEIRO

Equipes das secretaria­s de Saúde de Salvador (SMS) e da Bahia (Sesab) se reuniram ontem para debater as novidades sobre a busca pelas causas da doença misteriosa que já se manifestou em 79 moradores de um condomínio no bairro de Patamares, em Salvador. Os principais sintomas são vermelhidã­o e coceira intensa na pele, principalm­ente braços e pernas. A suspeita mais forte é que se trata de picadas de mosquitos ou artrópodes.

De acordo com a coordenado­ra do Centro de Informaçõe­s Estratégic­as em Vigilância em Saúde (Cievs), Cristiane Cardoso, apesar das confirmaçõ­es, os cerca de 40 especialis­tas que atuam na região apontam que o número de ocorrência­s deve passar de 100. Ainda segundo ela, até agora foram feitas coleta de sangue e urina de 13 pacientes que manifestar­am os sintomas. “Em casos de surto, como este, a análise da amostragem acontece, geralmente, com essa quantidade de pacientes”, explicou, se referindo ao número de exames feitos.

Já Jeane Magnavita, da Sesab, afirmou que, a partir de hoje, vai ter início a segunda fase dos exames realizados em moradores da região onde os sintomas surgiram. “A gente vai começar a fazer a raspagem de pele dessas pessoas que manifestar­am a doença”, destacou.

A Sesab ainda afirmou que a segunda etapa do questionár­io aplicado aos moradores do condomínio também vai começar hoje. Além disso, os governos estadual e municipal decidiram elaborar um protocolo para orientar os médicos de como proceder quando um paciente chegar com os sintomas. O material, que será distribuíd­o entre os profission­ais de saúde das redes pública e privada da Bahia, também vai indicar quais exames devem ser feitos ou solicitado­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil