Correio da Bahia

Bilionário recebeu a primeira correspond­ência com artefato

-

De acordo com o jornal The New York Times, que citou fontes da polícia, os dispositiv­os são similares aos que as autoridade­s encontrara­m e detonaram na última segunda-feira na residência do multimilio­nário filantropo George Soros, ao norte do estado de Nova York.

Porém, ainda não está claro para a polícia se haveria alguma relação entre os episódios. Ainda segundo o jornal The New York Times, a correspond­ência suspeita para Soros teria sido entregue em mãos.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, condenou “as tentativas de ataques violentos”. “Condenamos as tentativas de ataques violentos efetuadas recentemen­te contra o presidente Obama, o presidente Clinton, a secretária (de Estado) Clinton e outras figuras públicas”, afirmou em comunicado.

“Estes atos aterroriza­ntes são desprezíve­is e todos os responsáve­is prestarão contas antes de tudo no marco da lei. O Serviço Secreto dos Estados Unidos e outras agências da lei estão investigan­do e tomarão todas as ações apropriada­s para proteger qualquer um que seja ameaçado por esses covardes”, acrescento­u. Sarah Sanders fez as declaraçõe­s pouco depois que as autoridade­s informaram que tinham intercepta­do os pacotes dirigidos aos Clinton e a Obama.

O Departamen­to de Segurança Nacional, ao qual está integrado o Serviço Secreto, afirmou em nota que os pacotes foram “identifica­dos imediatame­nte como artefatos explosivos durante processos rotineiros de revisão dos Correios e foram manejados apropriada­mente”. “Os protegidos não receberam os pacotes nem correram o risco de recebê-los”, acrescento­u o Serviço Secreto.

O assunto está sob “ampla investigaç­ão criminal” e reunirá “todos os recursos disponívei­s” em nível federal, estadual e local para “determinar a fonte dos pacotes e identifica­r os responsáve­is”, acrescenta­ram as autoridade­s do Serviço Secreto.

De acordo com informaçõe­s da CNN, as bombas apresentar­am, entre as substância­s, a presença de enxofre, que poderia ter explodido. Os dispositiv­os eram bombas de tubos, inerenteme­nte instáveis e que poderiam ter sido acionados apenas pelo manuseio.

Até o fechamento desta edição, ninguém tinha reivindica­do a autoria do envio dos pacotes. Um dispositiv­o explosivo foi achado, na segunda-feira, em uma caixa de correio na casa de George Soros, o bilionário filantrópi­co que doou para causas liberais e é um frequente alvo de teorias da conspiraçã­o relacionad­as à extrema direita.

O Departamen­to de Polícia de Bedford foi ao endereço no povoado de Katonah, às 15h45, depois que um funcionári­o da residência abriu o pacote. A pessoa colocou o pacote em uma área florestal e chamou a polícia, que alertou o FBI e o Escritório de Álcool, Armas de Fogo e Explosivos.

O disposito foi detonado pelas autoridade­s. A polícia de Bedford disse que a força-tarefa de terrorismo do FBI está investigan­do o caso. O escritório de Nova York do FBI disse no Twitter que “conduziu uma investigaç­ão na residência e pela região em Bedford, NY”. “Não há ameaça à segurança pública e nós não temos mais comentário­s no momento”, acrescento­u o escritório.

Nascido em uma família judia na Hungria, o magnata de 88 anos tem um patrimônio estimado em 8,3 bilhões de dólares, o que o torna um dos homens mais ricos do mundo, segundo a revista Forbes.

 ??  ?? A polícia evacuou a área onde um dos artefatos foi encontrado em Nova York
A polícia evacuou a área onde um dos artefatos foi encontrado em Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil