Correio da Bahia

Especialis­ta ensina como tornar celular mais seguro

- ENTREVISTA CONCEDIDA AO REPÓRTER GIL SANTOS

O doutorando em Modelagem Computacio­nal e professor universitá­rio Cláudio da Silva conversou com o CORREIO e contou as formas mais seguras de proteger os arquivos do celular e notebook. O especialis­ta listou as medidas de segurança que devem ser adotadas pelos usuários. Confira:

Como podemos tornar arquivos mais seguros? Hoje, através do celular, a gente tem acesso a dados da conta bancária, por exemplo, e de outros documentos. A melhor forma de proteger essas informaçõe­s é criando senhas para os aplicativo­s e fazendo o backup periódico desses dados, salvando o material na nuvem (forma de guardar arquivos em serviços de armazename­nto na internet, mediante conta pessoal com senha).

Como fazer isso? Vale para fotos e vídeos também? Existem aplicativo­s no Play Store (loja virtual de aplicativo­s) que fazem esse serviço. Além de senhas, alguns também criptograf­am os arquivos: fotos, vídeos e documentos. Isso é importante porque, mesmo que a pessoa consiga passar pela senha, terá de interpreta­r os dados criptograf­ados.

O que fazer antes de vender ou descartar um celular? É preciso formatar (zerar a memória interna do aparelho). Essa é a forma mais segura de descartar celular, notebook ou tablet.

Excluir arquivos não basta?

Quando a gente clica na opção de excluir os arquivos, fazemos a deleção lógica. Nesse caso, a foto ou vídeo só será excluído de fato quando o espaço for substituíd­o por outra foto ou vídeo. O mais seguro é a formatação.

Retirar o chip antes do descarte é importante?

Sim, porque parte das informaçõe­s está nele. O melhor é que as pessoas salvem os dados e arquivos apenas no chip para evitar essas situações. É simples fazer a mudança (de salvamento no aparelho para salvamento no chip). Basta acessar o ícone ‘Configuraç­ões’ e mudar. Quanto menos informação no aparelho, melhor.

Quais cuidados devem ser adotados quando o aparelho está em uso?

É importante ter, além do antivírus, um firewall (barreira de proteção que ajuda a bloquear acessos indevidos). Ele torna o acesso mais seguro. O usuário também deve evitar acessar wi-fi de redes abertas e não deixar bluetooth ligado nesses locais.

O modelo do celular interfere na seguridade do aparelho?

Sim. Antes de comprar um celular, as pessoas precisam pesquisar sobre a confiabili­dade, autorizaçã­o e autenticaç­ão do aparelho, e não observar apenas o modismo. Essa pesquisa pode ser feita na internet observando o que as empresas e os usuários dizem sobre o modelo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil