Correio da Bahia

Eles estão chegando

- TAILANE MUNIZ E NILSON MARINHO, COM SUPERVISÃO DA CHEFE DE REPORTAGEM PERLA RIBEIRO

Num inglês improvisad­o que se mistura com palavras espanholas e italianas, o ambulante Antônio Fernandes, 57 anos, vai cortejando os turistas que procuram os catamarãs com destino às ilhas que ladeiam a costa baiana. A boa recepção, sempre com um “Welcome to Bahia”, “Bienvenido­s a Salvador del Bahia”, tem a intenção de ganhar a confiança do gringo e fazer com que ele leve uma canga e deixe por aqui algum ‘money’.

Sempre trabalhand­o em frente ao Terminal Marítimo de Salvador, Antônio sabe que as suas vendas têm chances de crescer, dependendo só da boa vontade dos 163 mil passageiro­s que vão desembarca­r no Porto de Salvador até 21 de abril de 2019.

Nesta temporada, cerca de 20 cruzeiros farão 49 escalas no Porto de Salvador, o que representa um incremento de 7,6%. No último Verão, foram 50 escalas com 153.314 passageiro­s. Para o Carnaval, são esperadas 10 mil pessoas, que chegarão de navio.

O Navio Aidaaura, que chegou ontem, trouxe a bordo 1.140 passageiro­s e 393 tripulante­s, vindos da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Muitos deles pisaram os pés pela primeira vez na Bahia. Além de Salvador, a embarcação vai passar ainda por Ilhéus, Rio de Janeiro, Búzios, Cabo Frio, Santos, Recife, Fortaleza e Maceió. Na capital baiana, os passageiro­s ficariam até a noite.

O guia francês Ben Linfng foi um dos passageiro­s que, ao chegar, foram em busca de um mapa que mostrasse os principais pontos turísticos de Salvador. “Quero conhecer o Centro Histórico, a sua arquitetur­a e igrejas. Gostaria de ir à praia, mas acho que não terei tempo suficiente”, lamentou. O navio atrasou cerca de quatro horas para chegar aqui, vindo de Cabo Verde.

“Sei que as pessoas são acolhedora­s”, disse outra francesa, correndo para conhecer os pontos turísticos.

De acordo com o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentaçã­o (Fehba), Sílvio Pessoa, os cruzeiros marítimos costumam ter um impacto positivo na divulgação de Salvador como um bom destino nas férias. “Os turistas vêm para ficar um tempo curto, mas eles conhecem um pouco e ficam com vontade de voltar. Nesse sentido, funciona bem para os bares e restaurant­es”, explica Sílvio.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cada turista que desembarca nos portos fique, em média, 12 horas na cidade. O consumo diário de cada turista chega a R$ 485, “especialme­nte nesses roteiros, como o Centro Histórico, ou mesmo a Praia do Forte, no Litoral Norte, que são destinos com atrativos para o tempo que eles têm”, afirma o secretário Claudio Tinoco.

 ??  ?? O Navio Aidaaura, que chegou ontem à capital, trouxe a bordo 1.140 passageiro­s e 393 tripulante­s, vindos da cidade de Hamburgo, na Alemanha
O Navio Aidaaura, que chegou ontem à capital, trouxe a bordo 1.140 passageiro­s e 393 tripulante­s, vindos da cidade de Hamburgo, na Alemanha
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil