Correio da Bahia

Imigrantes ganham uma nova chance

- Gil Santos

Enquanto enxugava as lágrimas na porta de casa, no bairro do Cabula, em Salvador, o venezuelan­o Jesus Ademar de Jesus, 46 anos, lembrava da vida que deixou para trás. Abraçado à esposa e ao filho, o homem, que já foi dono de uma empresa de reparos, agradeceu pela casa de quatro cômodos que recebeu para morar.

Ele faz parte do grupo de 30 venezuelan­os que desembarca­ram, na tarde de ontem, na Base Aérea de Salvador, no processo de interioriz­ação construído em parceria entre o governo federal, a Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) e a Associação Voluntário­s para o Serviço Internacio­nal – Brasil (AVSI Brasil).

Jesus chegou ao Brasil, em agosto deste ano, depois de perder as economias durante a crise na Venezuela. “Sofri um assalto há três anos e me levaram tudo. Perdi 30 anos de trabalho. Agora, estamos tentando recomeçar”, disse.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Salvador às 14h30, vindo de Boa Vista (RR). Eles desceram as escadas da aeronave com sol no rosto e carregavam nas malas, além de roupas, a esperança de uma vida melhor.

Ao descer do avião, ainda meio atônito, o grupo parecia oscilar entre a curiosidad­e e o cansaço. Os preparativ­os para a viagem começaram às 5h, quando eles deixaram o abrigo em Roraima para vir para a Bahia.

Emocionado, Jesus agradeceu a oportunida­de e disse que pretende usar o trabalho no Brasil para ajudar o restante da família que ficou na Venezuela. “Esse é um momento de muita alegria. Minha mãe, avó e meu irmão estão na Venezuela e sei da situação que eles estão vivendo. Isso me preocupa, mas sei que aqui, trabalhand­o, eu poderia aju-

 ??  ?? Os venezuelan­os fazem parte do processo de interioriz­ação do governo federal, da ONU e da AVSI Brasil
Os venezuelan­os fazem parte do processo de interioriz­ação do governo federal, da ONU e da AVSI Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil