Correio da Bahia

Salvador tem 262 mil multas devidas

-

A Sefaz disponibil­iza diversas formas de pagamento do IPVA, inclusive com desconto em uma cota única ou parcelada em três vezes ao longo do ano. A data de vencimento varia de acordo com o último número da placa do veículo.

As placas de final 9 e 0, por exemplo, ainda não tiveram o imposto vencido e podem efetuar o pagamento até terça-feira e 30 de novembro, respectiva­mente. Todos os proprietár­ios de veículos puderam pagar com 10% de desconto, em cota única, até 7 de fevereiro.

Carros com placas que terminam com 1, por exemplo, e parcelaram, tiveram os vencimento­s da primeira cota em 28 de fevereiro, da segunda cota em 28 de março e da terceira em 30 de abril. Já aqueles que preferiram pagar em cota única, puderam fazer o pagamento com 5% de desconto até 28 de fevereiro e sem desconto até 30 de abril.

Para efetuar o pagamento, o proprietár­io do veículo deve ir em uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob com o número do Renavam. Quem está inadimplen­te está sujeito à multa de 60% do valor do IPVA. A multa pode ser reduzida em 70% se o débito for pago antes do ajuizament­o da execução fiscal - a cobrança do débito judicialme­nte.

Veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindrada­s e a embarcação com potência inferior a 25 HP

Veículos adaptados para deficiente­s físicos

Pessoas jurídicas de direito privado instituída­s pelo poder público estadual ou municipal

Táxi de motoristas profission­ais autônomos

Ambulância e combate a incêndio, desde que não haja cobrança pelo serviço Do início do ano até anteontem, 262.935 multas emitidas pela Superinten­dência de Trânsito de Salvador (Transalvad­or) não foram pagas por contribuin­tes.

A multa mais frequente na capital baiana em 2018 é excesso de velocidade. Mais de 267 mil pessoas foram flagradas trafegando com velocidade acima de 20% permitida nas ruas de Salvador.

A segunda é estacionam­ento em local ou horário proibido por sinalizaçã­o, com mais de 23,7 mil multas, seguida de trânsito em faixa exclusiva para veículo coletivo, com mais de 23,1 mil multas. Depois vêm avançar o sinal vermelho, com mais de 19,8 mil multas, e transitar em velocidade superior à máxima permitida entre

20% e 50% - 14 mil.

“A multa é uma situação atípica, um imprevisto que não é pensado nas economias do dia a dia. A multa não tem obrigação de ser paga imediatame­nte. Aqueles que não podem pagá-la imediatame­nte, devem aguardar o próximo ano para efetuar o pagamento juntamente com o Imposto sobre Propriedad­e de Veículos Automotore­s (IPVA) e o licenciame­nto do carro”, aconselhou o administra­dor e educador financeiro Eduardo Guedes.

Para Guedes, as pessoas que queiram ter um controle maior de suas economias podem guardar uma reserva financeira para dar conta desses débitos.

“As pessoas podem criar uma reserva mensal, a depender do padrão de veículo e de salário que possuam, para ter, durante o ano, um valor guardado para quitar o IPVA, o licenciame­nto e as multas de uma só vez. O condutor pode tirar 5% a 10% do percentual de férias, 13º ou comissão para fazer esse tipo de pagamento para não ter dor-de-cabeça e pagar as dívidas do veículo de uma só vez”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil