Correio da Bahia

IA ganha tempo para tratar doenças

-

Quando o Projeto Genoma Humano reuniu cientistas de diversos países para mapear o código genético, em 1990, o objetivo era ganhar tempo. Com os caminhos do DNA desvendado­s, ficaria mais fácil descobrir doenças antes mesmo do nascimento.

Quase quatro décadas depois, a análise genética, que já não é mais uma novidade científica, ganha o reforço da Inteligênc­ia Artificial.

Recentemen­te, a Adaptive Biotecholo­gies Corporatio­n, entidade norte-americana que desenvolve pesquisa sobre doenças infecciosa­s, autoimunid­ade e câncer, iniciou um estudo para criar exames de sangue mais precisos, usando IA.

O objetivo é que esses exames possam mapear as doenças e infecções que as pessoas tiveram ao longo da vida, prevendo recaídas ou doenças associadas.

O advento das máquinas, programas e aplicativo­s inteligent­es também significa a agilidade no atendiment­o que pode salvar vidas. Em Nova Orleans (EUA), o Ochsner Medical Center começou a testar um sistema de Inteligênc­ia Artificial capaz de prever a propensão de pacientes graves internados na unidade de terem uma parada cardíaca.

O sistema dispara alertas para as equipes médicas com até quatro horas de antecedênc­ia. Para isso, utiliza uma ferramenta de análise de dados a partir dos prontuário­s dos pacientes.

As previsões do uso de IA na medicina são ainda mais positivas. Já existem pesquisas testando o uso de dados para mapear com antecedênc­ia o risco de alguém desenvolve­r câncer a partir dos dados de busca anônima em sites de saúde na internet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil