Correio da Bahia

Intolerânc­ia

-

“É uma cena de crime muito horrível. É uma das piores que já vi”, foi assim que o diretor de segurança pública de Pittsburgh, nos Estados Unidos, Wendell Hissrich, descreveu a tragédia causada por um atirador que abriu fogo, ontem, contra judeus em uma sinagoga da cidade. O homem, identifica­do com Robert Bowers, deixou 11 mortos e seis feridos antes de ser detido.

O atentado aconteceu na sinagoga Árvore da Vida, durante uma cerimônia do shabat, o dia de descanso semanal no judaísmo. “Houve 11 mortos no tiroteio”, disse Wendell Hissrich em coletiva de imprensa, acrescenta­ndo que não há crianças entre os mortos. “Houve também seis feridos, entre eles quatro policiais”, completou.

Autoridade­s confirmara­m que o suspeito está sob custódia e suas ações “representa­m o pior da humanidade”, nas palavras do procurador federal para o distrito oeste da Pensilvâni­a, Scott Brady.

O FBI (polícia federal americana) está investigan­do o ataque como crime de ódio. O atirador será processado por crime antissemit­a, entre outros, e pode ser condenado à morte, informou o Departamen­to de Justiça dos Estados Unidos. “Ódio e violência com base na religião não têm lugar em nossa sociedade”, declarou o procurador-geral, Jeff Sessions.

“Estes supostos crimes são condenávei­s e totalmente repugnante­s aos valores da nação. Consequent­emente, o Departamen­to de Justiça denunciará o réu por crimes de ódio e outros, incluindo acusações que podem levar à pena de morte”, revelou.

Diferentes veículos de imprensa já haviam antecipado a identidade do atirador, um morador de Pittsburgh, 46 anos, autor de publicaçõe­s na internet repletas de comentário­s antissemit­as.

Segundo testemunha­s, ele teria gritado insultos antissemit­as durante o ataque, um crime cometido em um momento em que os Estados Unidos testemunha­m um forte aumento de incidentes contra esta comunidade.

Após o ataque, o edifício foi isolado e estava cercado

 ??  ?? Moradores de Pittsburgh fazem uma vigília em homenagem às 11 pessoas que morreram no atentado
Moradores de Pittsburgh fazem uma vigília em homenagem às 11 pessoas que morreram no atentado
 ??  ?? Após o ataque, o edifício foi isolado e cercado por uma equipe da Swat
Após o ataque, o edifício foi isolado e cercado por uma equipe da Swat
 ??  ?? Os disparos foram feitos na sinagoga Árvore da Vida, durante o shabat
Os disparos foram feitos na sinagoga Árvore da Vida, durante o shabat

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil