Correio da Bahia

Construir bancada será prioridade no Congresso

-

Para conseguir aprovar suas pautas e cumprir o plano de governo, o principal desafio do próximo presidente será o Congresso Nacional. Obter maioria de deputados e senadores parece ser a primeira barreira para um bom governo. “O desafio número um é formar a bancada e lidar com a oposição. O objetivo é atrair para a base de apoio do governo o maior número de partidos. Depois é criar uma agenda comum programáti­ca para criar impacto sobre as políticas que se querem colocar em prática. O programa de governo deve ser planejado para ser posto em prática ao longo da gestão”, destacou o cientista político Cloves Oliveira.

Para Oliveira, independen­te de qual seja o candidato eleito – o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Haddad (PT) – o desafio será grande. “Nenhum dos dois deve encontrar ambiente fácil para cumprir agenda de governo”, pontuou.

O cientista político também destacou que o chefe do Executivo terá que ter jogo de cintura caso queira aprovar temas que impliquem em descontent­amentos a grupos da sociedade, como as reformas da Previdênci­a, e Trabalhist­a, alteração na política de Segurança Pública e privatizaç­ões.

“O que se espera mesmo é que exista mais discordânc­ia, que o debate seja intenso. Sem que ocorra debate, escuta das reivindica­ções dos vários segmentos da sociedade, isso é prejudicia­l. Os temas exigem uma maior reflexão porque causarão consequênc­ias a várias gerações de brasileiro­s daqui para frente”, defende.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil