Correio da Bahia

‘Ele leu o coração do brasileiro’

-

Para o historiado­r e escritor Marco Antonio Villa, a ascensão eleitoral do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), se explica pela capacidade de leitura política do novo presidente do Brasil. “Vamos falar desta eleição por muito tempo, mas sem dúvidas o que nós já podemos dizer é que Bolsonaro foi o candidato que melhor conseguiu ler a conjuntura dos últimos dois anos e responder aos anseios mais profundos do povo brasileiro”, avalia.

Villa, que é doutor em História Social pela Universida­de de São Paulo e professor aposentado da Universida­de Federal de São Carlos, ressalta a eficiência eleitoral do discurso de combate à violência. “A questão da segurança pública, sem entrar no mérito da eficácia das ideias propostas por ele, é central para o brasileiro”, lembra o historiado­r. “A eleição mostra que a insistênci­a dele neste tema estava correta. Ele teve a percepção em relação ao momento político que o Brasil vive”, complement­a.

Além da compreensã­o em relação aos anseios sociais, Villa aponta como outro ponto favorável a Bolsonaro a dificuldad­e que os seus adversário­s tiveram de compreendê-lo. “Apesar dele se apresentar como de direita, é muito difícil defini-lo. Ele tem uma fala fluida, com traços da extrema direita, da direita e até traços da esquerda, com o nacionalis­mo do século XX”, pondera.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil