Correio da Bahia

Onze estados elegem aliados de Bolsonaro

-

Em Rondônia e Roraima – ambos na região Norte, onde Bolsonaro vinha liderando com folga as pesquisas de intenção de votos, os candidatos do PSL derrotaram adversário­s do PSDB. O Coronel Marcos Rocha venceu a disputa pelo governo de Rondônia, com 66% das intenções de votos, contra Expedito Junior, que registrou 34%. Em Roraima, Antonio Denarium obteve 53% dos votos na disputa contra Anchieta (47%).

A maior vantagem de um candidato aliado de Jair Bolsonaro no segundo turno foi registrada em Minas Gerais. Por lá, o governador eleito Romeu Zema (Novo) alcançou 72% dos votos, na disputa contra o senador e ex-governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB), que amargou uma derrota por 44 pontos percentuai­s de diferença.

Apesar de ser filiado a um partido que tinha outro candidato à Presidênci­a da República no primeiro turno, Zema não esperou pelo segundo turno para apoiar Bolsonaro. Apesar de o Novo ter lançado a candidatur­a de João Amoedo, Zema declarou voto no capitão do Exército na reta final do primeiro turno.

Outra vantagem significat­iva de um apoiador de Bolsonaro foi registrada no Distrito Federal. Lá, Ibaneis Rocha (MDB) alcançou 70% dos votos.

O governador eleito do Rio Grande do Sul resistiu mais à onda Bolsonaro. Só declarou voto no deputado após o presidenci­ável do PSDB, Geraldo Alckmin, sair da disputa ao Planalto. “Eu declarei o voto no Bolsonaro e não deixei de fazer as ressalvas e as críticas aos pontos que eu acho que merecem ressalva, especialme­nte no que diz respeito à convivênci­a pacífica entre as pessoas”, disse Leite.

No primeiro turno, foram eleitos treze governador­es, o que já tinha mexido com a configuraç­ão do mapa político nacional. Sete governador­es foram reeleitos no primeiro turno, seis deles no Nordeste. Entre os partidos tradiciona­is, o MDB teve seu pior desempenho desde 1986. Agora governará Alagoas (Renan Filho), Pará e Distrito Federal. O DEM levou no primeiro turno Goiás, com Ronaldo Caiado, e Mato Grosso, com Mauro Mendes.

O PSDB, que saiu das eleições de 2014 vitorioso em cinco estados, desta vez venceu no Mato Grosso do Sul (MS), Reinaldo Azambuja, Rio Grande do Sul, com Eduardo Leite, e São Paulo, com João Doria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil