Correio da Bahia

Ex-juiz confirma o favoritism­o no Rio e vence eleição

-

O ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) foi eleito ontem governador do estado do

Rio, com 59,87% dos votos válidos, derrotando o ex-prefeito da capital Eduardo Paes (DEM). Em discurso após a vitória, Witzel disse que trabalhará para rever junto com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o regime de recuperaçã­o fiscal a que o estado está submetido desde o ano passado.

O acordo impôs ao Rio consideraç­ões para ajuste das contas públicas, entre elas a privatizaç­ão da Cedae, estatal de saneamento. “O regime foi uma proposta ruim, do meu ponto de vista. Exige aumento de impostos, demissão de servidores e outras medidas cujas metas são difíceis de serem cumpridas”, declarou.

“Como juiz, tomei decisões difíceis, que podiam ter impacto no estado todo, e até no Brasil. Estudei muito para poder disputar a eleição”, disse. Única mulher A senadora Fátima Bezerra (PT) foi a única mulher eleita governador­a nesta eleição. A candidata do Rio Grande do Norte teve 57,6% dos votos, ante 42,4% do concorrent­e, Carlos Eduardo (PDT). Em todo o país, 29 mulheres disputaram o cargo.

Santa Catarina O governador eleito de Santa Catarina, o Comandante Moisés (PSL), 51 anos, atribuiu a sua vitória à indignação da população com a corrupção. “Depois de 30 anos de serviço público me encorajei a entrar para política porque assim como muitos brasileiro­s estava indignado com a corrupção, com a velha política”, afirmou.

Novato no DF Com uma votação expressiva, o advogado Ibaneis Rocha (MDB) foi eleito governador do Distrito Federal. Uma das maiores surpresas na eleição deste ano, ele derrotou o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), com 69,79% dos votos válidos. Aos 47 anos, ele é ex-presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil