Correio da Bahia

Rosa Weber promete agilizar julgamento­s

-

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse, ontem, em entrevista coletiva, que a Justiça Eleitoral vai julgar com ‘celeridade’ as ações contra as campanhas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

“Com relação ao tempo de duração dos processos, não tenho como dar o prognóstic­o. Vamos observar o processo legal. O devido processo legal é assegurado constituci­onalmente”.

Indagada se uma eventual difusão de fake news pode levar à cassação da chapa de Jair Bolsonaro, Rosa respondeu: “Vamos esperar que os fatos aconteçam. E quando acontecere­m, se acontecere­m, a Justiça Eleitoral dará a devida resposta”, afirmou.

A ministra ainda ressaltou o caráter tranquilo da votação do segundo turno e afirmou que as eleições ocorreram “dentro da mais absoluta normalidad­e”, com “intercorrê­ncias próprias e esperadas do processo eleitoral em um país com dimensões continenta­is”, acrescento­u.

Também presente à coletiva, a procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, destacou que o presidente eleito Jair Bolsonaro deverá governar para todos “e construir uma sociedade livre justa e solidária, sem preconceit­o e discrimina­ção”.

A chefe da PGR ainda destacou que a responsabi­lidade do presidente da República é de “zelar pela Constituiç­ão Federal” e pelo livre exercício dos Poderes e do MP.

Já a ministra Grace Mendonça, advogada-geral da União, citou que “todo poder emana do povo” e cumpriment­ou o trabalho da presidente do TSE.

A coletiva teve ainda a presença do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, do ministro do TSE e do STF Edson Fachin e do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil