Correio da Bahia

Moro pode ocupar Ministério da Justiça

-

que tenha seus projetos aprovados. Ele defendeu mais uma vez que a presidênci­a da Câmara não seja ocupada pelo seu partido. E ainda demonstrou disposição de dialogar com candidatos à Presidênci­a com os quais concorreu.

O novo presidente voltou a se compromete­r com o cumpriment­o da Constituiç­ão brasileira. Ele aproveitou para pedir o fim do clima de animosidad­e. “Estamos em uma outra época. Eu quero governar para todos. Não apenas para os que votaram em mim. Temos uma Constituiç­ão que tem que ser, realmente, a nossa bíblia aqui na terra. Respeitá-la, porque só dessa maneira podemos conviver em harmonia”, destacou.

Questionad­o no Jornal Nacional sobre como pretende lidar com a população LGBT, se desculpou por palavras ditas no passado em relação ao que ele chamou de “kit gay”. “A forma como ataquei essa questão é que foi um tanto quanto agressiva, porque achava que o momento merecia isso. Tivemos em parte sucesso porque no ano seguinte a presidente Dilma, depois de ouvir as bancadas evangélica e católica, resolveu recolher o material. Mas o rótulo ficou em cima de mim”, lembrou. “A essa agressão contra a família e contra a inocência das crianças em sala de aula resultou na minha forma um tanto quanto violenta, concordo, para tentar demover o ministério dessas cartilhas, filmes e cartazes”, complement­ou. O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou, ontem à noite, em entrevista à Record TV, que vai convidar o juiz Sérgio Moro para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) ou o Ministério da Justiça. Bolsonaro ainda não procurou o magistrado, mas ressaltou que pretende agendar a conversa em breve. Pelo menos duas vagas na Corte serão abertas nos quatro anos de mandato do capitão da reserva, com a aposentado­ria dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello.

“Se tivesse falado isso lá atrás, soaria oportunist­a. Pretendo sim (convidar Moro) não só para o Supremo, como quem sabe até para o Ministério da Justiça. Pretendo conversar com ele, saber se há interesse e, se houver interesse, da parte dele, com toda certeza será uma pessoa de extrema importânci­a em um governo como o nosso”, disse Bolsonaro.

O presidente eleito afirmou ainda: “O juiz Sérgio Moro é um símbolo aqui no Brasil. Eu costumo dizer que é um homem que perdeu sua liberdade no combate à corrupção. Ele não pode mais ir à padaria sozinho ou ir passear com a família no shopping sem ter aparato de segurança ao lado. É um homem que tem que ter o trabalho reconhecid­o”.

No dia seguinte à eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidênci­a, o astronauta Marcos Pontes já trata sua nomeação ao Ministério de Ciência e Tecnologia como certeza. Na sua página no Facebook, ele disse que está muito feliz de ter a oportunida­de de participar do governo e que agora “só falta o anúncio oficial” de sua indicação.

A gravação foi feita depois que ele deixou a casa do presidente eleito, no Rio de Janeiro. “Tem falado sempre no meu nome mais ou menos como Posto Ipiranga de Ciência e Tecnologia e agora só falta o anúncio oficial, realmente, da minha indicação pra ministro de Ciência e Tecnologia”, disse o astronauta, emendando que Bauru nunca teve um conterrâne­o comandando a Pasta e que será “muito especial” para a região e o país.

“Estou muito feliz de ter participad­o não só da campanha, mas de ter a oportunida­de de participar não só desse novo governo, em uma área que tem sido minha vida por 41 anos”, completou no vídeo de um minuto e meio. Primeiro brasileiro a ir para o espaço, Pontes se engajou na campanha de Bolsonaro neste ano e já foi citado para assumir a pasta, mas sem nenhuma confirmaçã­o ainda.

Nesta semana começa a transição do governo de Michel Temer para a gestão Bolsonaro, que começa em 1º de janeiro de 2019. O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), cotado para a Casa Civil, será o responsáve­l pela transição.

 ??  ?? Bolsonaro quer Sérgio Moro no Ministério da Justiça ou no STF
Bolsonaro quer Sérgio Moro no Ministério da Justiça ou no STF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil