Correio da Bahia

Empregos mudarão e será preciso adaptação

- Abertura

O Relatório Desenvolvi­mento Global – A Natureza Mutável do Trabalho (WDR 2019), recentemen­te lançado pelo Banco Mundial, destaca que, entre outros fatores, para a força de trabalho mundial se adaptar às novas tecnologia­s, vai ser preciso que empresas invistam cada vez mais em educação.

O relatório endossa os prognóstic­os da pesquisa divulgada em julho deste ano pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que afirma que pelo menos 30 novas profissões deverão surgir ou adaptar-se até 2050 diante da Inteligênc­ia Artificial e da automação na indústria.

Em linhas gerais, isso significa que a escola em todos os níveis, do ensino fundamenta­l à universida­de, precisará avançar na mesma velocidade que a revolução digital, sob o risco de perder o contato com a realidade.

“A maioria das crianças que atualmente estudam no ensino fundamenta­l trabalhará em áreas que nem sequer foram criadas”, afirma Mariana Kaipper Ceratti, do Banco Mundial, em artigo publicado no jornal El País, no mês passado, na divulgação do WDR 2019.

O relatório, entre exemplos positivos de adaptação aos novos tempos, cita o programa Chile Cresce Contigo, que integra os serviços chilenos de saúde, educação, bem-estar e proteção social. O primeiro contato da criança com o projeto ocorre ainda no útero, durante o primeiro pré-natal da mãe.

Ainda segundo WDR 2019, o mercado de trabalho do futuro também será marcado pela batalha entre automação e inovação.

Design Para a Era Experiment­al, Frank Tyneski

Pensamento Exponencia­l: Uma Visão Humana, com Conrado Schlochaue­r

Painel Humanize[se]: Como Homem e Máquina Podem Andar Juntos Nessa Nova Era Tecnológic­a?, com Frank Tyneski, Conrado Schlochaue­r e Sil Bahia e Marcelo Arantes

Oficina Psicoestét­ica: A Arte Prática do Design Thinking, com Frank Tyneski

Oficina O Mundo Mudou. E Você?, com Eduardo Endo, diretor dos MBAs da Fiap

NAVE: Programaçã­o e Robótica como Solução para as Cidades, com Anderson Paulo da Silva

Pessoas e Tecnologia: criando novas relações de trabalho, Marcelo Arantes

Oficina Criative [se], com Alessandra Terumi

Desafio de Inovação Acelere[se]. As oito startups participan­tes do programa de mentorias farão um pitch para investidor­es em potencial. Cristiana Arcangeli fará palestra sobre os desafios de empreender e dicas para novos empreended­ores

Painel Tecnologia, Impacto Social e Diversidad­e, com Sil Bahia, diretora de projetos do Olabi Markerspac­e, Brenda Costa, cofundador­a do OxenTI Menina, e Ka Menezes, professora da Ufba, presidente do Raul Hacker Club e idealizado­ra do Projeto Crianças Hackers

Painel Inteligênc­ia Artificial na Indústria 4.0: Impactos e Novas Habilidade­s Profission­ais, com Rita Pellegrino e Erick Sperandio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil