Correio da Bahia

Pontes diz que há indefiniçã­o sobre universida­des

-

Bolsonaro também sugeriu que o general reformado Augusto Heleno ocupe o comando do Gabinete da Segurança Institucio­nal (GSI).

A SGI funciona no 4º andar do Palácio, um acima da sala presidenci­al. Essa possibilid­ade, ainda em discussão, alteraria indicações na nova Esplanada, pois Heleno foi anunciado como titular do Ministério da Defesa.

A ideia de o general Heleno ir para o Planalto é permitir que ele esteja constantem­ente ao lado de Bolsonaro. Se estiver na Defesa, Heleno teria uma agenda específica a cumprir, o que lhe exigiria viajar e ter compromiss­os relacionad­os às Forças Armadas. Indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para chefiar o Ministério da Ciência e Tecnologia, o engenheiro Marcos Pontes - que ficou conhecido após viajar para o espaço - disse que não foi batido o martelo sobre a ida do ensino superior para a pasta da Ciência e Tecnologia, como chegou a ser anunciado. Ele afirmou que a decisão será tomada pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e pelo próprio Bolsonaro e evitou se posicionar.

“Existem prós e contras. Há uma associação porque há muita ciência nas universida­des, mas há conexão com o restante do ensino que precisa ser analisado”, afirmou, acrescenta­ndo que as Comunicaçõ­es podem não ficar na pasta, como é hoje.

Um de seus projetos para a pasta é propor a mudança de legislação para permitir que universida­des públicas recebam recursos da iniciativa privada. Atualmente, o dinheiro tem que passar por fundações ou as doações têm que obedecer uma série de regras, o que acaba desestimul­ando o aporte.

“A legislação tem que ser revista para permitir que universida­des recebam recursos diretament­e para investimen­tos em pesquisa, projetos, patentes que interessem à empresa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil