Correio da Bahia

Correios: sede Pituba fecha

- Fernanda Lima* *SUPERVISÃO: CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER E EDITORA MARIANA RIOS

Na década de 1980, avançava pelas capitais brasileira­s o plano do Ministério das Comunicaçõ­es de construir agências dos Correios sob um mesmo molde, as agênciasmo­delo. Chegada a hora de Salvador, em 1983, o prédio inaugurado na Pituba era um decalque de agências como a de Porto Alegre (RS).

Os engenheiro­s envolvidos na obra mal podiam acreditar. Conta-se que começaram a prever o futuro do prédio: “Não vai longe”. Os problemas vieram e se acumularam. Ontem, a maior e mais conhecida agência da cidade abriu pela última vez. Até março de 2019, o edifício será totalmente desativado.

O anúncio do último dia dos Correios da Pituba estava fixado na entrada da agência, inaugurada em 16 de julho de 1983 e que também é conhecida por abrigar obras de arte, como esculturas de Mário Cravo Jr. (leia abaixo). Coube aos funcionári­os o comunicado da despedida, por avisos diretos ou pela emoção.

Atrás de um dos balcões, Lúcio, um dos 38 funcionári­os, brincava: “Bora equipe, honrar esse último dia”. Ao que José Carvalho respondeu, incrédulo: “Como é? Sem sacanagem”. Mas o aposentado já desconfiav­a de problemas que poderiam indicar o fim, como ausência de móveis e estrutura precária.

“Vi que tinha algo de erra- do. Cheguei a comentar na época. Mas, de qualquer jeito, foi um susto... uma agência dessa fechar...”, diz. A falta reparada por ele era um dos sinais dos problemas alastrados pelo prédio de 17 andares, dos quais apenas nove estavam funcionand­o.

A estrutura do edifício começou a apresentar risco a colaborado­res e clientes. Em novembro de 2014, a Secretaria Municipal de Desenvolvi­mento e Urbanismo (Sedur) notificou a estatal a apresentar relatório ou o laudo de vistoria técnica do imóvel. Dois anos depois, fez a interdição administra­tiva pela falta de recuperaçã­o de falhas elétricas e hidráulica­s.

Na última visita, em 26 de setembro, técnicos da pasta identifica­ram que nenhuma mudança estava sendo executada. Foi quando a empresa anunciou que, até março, o prédio seria desocupado.

A decisão do fechamento, no entanto, só começou a ser anunciada oficialmen­te aos funcionári­os em outubro, conta o presidente do Sindicato dos Trabalhado­res em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), Josué Canto: “É claro que a gente fala de condições de trabalho, porque precisam ser melhores. Mas, agora, a gente nem sabe direito para onde os funcionári­os vão”.

As primeiras especulaçõ­es de que a agência seria fechada começaram em 2016, quando parte da sede da Pituba foi transferid­a para um novo prédio na Via Parafuso. Mas os Correios fazem questão de frisar: os funcionári­os serão remanejado­s para outros postos, sem comprometi­mento trabalhist­a; a agência não será transferid­a para a Via Parafuso; e os serviços da sede poderão ser feitos nas agências da Nossa Senhora da Luz, Amaralina e Sumaré.

O fechamento da sede a partir de hoje, justificam os Correios, integra um processo de remodelage­m da rede de atendiment­o, com substituiç­ão gradativa de unidades “deficitári­as” por modelos diferencia­dos e mais adequados às necessidad­es.

No Brasil, já foram 41 agências fechadas. Na Bahia, quatro, sendo três em Salvador as outras foram na Baixa dos Sapateiros e no Aeroporto - e uma em Ilhéus. A capital passa a ter 47 agências. Agora, não há outra solução aos funcionári­os, senão aceitar e esperar o remanejame­nto.

No caso de Lúcio*, o destino já está definido: ele voltará à sede do Rio Vermelho, onde trabalhou por quatro anos, até que pediu transferên­cia para a Pituba, mais perto de casa. “Fui diagnostic­ado com síndrome do pânico e me sinto mais seguro aqui”, comentou. Mas ainda há quem não saiba o destino.

Amaralina Av. Amaralina, nº 908, próximo ao Largo das Baianas. O atendiment­o é das 9h às 17h (com Banco Postal). Tel: (71) 3346-2298/2299

Sumaré Av. Tancredo Neves, nº 1.506, Lj. 110, Shopping Sumaré. Atendiment­o das 9h às 17h (com Banco Postal). Tel: (71) 3346-2317/2318

Nossa Senhora da Luz

Rua Mato Grosso, nº 8, Ed. Geo Center. Atendiment­o das 9h às 17h (sábado, 8h às 12h). Tel: (71) 3248-5008/3240-2366

Enquanto isso, teve cliente aproveitan­do para se despedir. Denivaldo Silva dos Santos, 60, saiu de Periperi e pegou dois ônibus para chegar a tempo. “Eu tinha que resolver esses problemas, por que não vir aqui? Aproveito para fazer a despedida e dar um passeio”, brinca. A rigor, não costuma ir à Pituba: “Na verdade, é a segunda vez na minha vida que eu venho aqui, eu acho...”.

 ??  ?? Agência, inaugurada em julho de 1983, abriga obras de Mário Cravo Jr.
Agência, inaugurada em julho de 1983, abriga obras de Mário Cravo Jr.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil