Correio da Bahia

Hospital das Clínicas acumula problemas

- Nilson Marinho*

O problema no sistema de ar-condiciona­do do Hospital Universitá­rio Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas de Salvador, que suspendeu cirurgias por seis dias na unidade, está longe de ser o único. Quem precisa dos serviços do hospital enfrenta uma série de outros obstáculos, até mais antigos, que vieram à tona junto com o problema do ar-condiciona­do: há elevadores e aparelhos parados, espaços com mofo, salas que viraram depósito.

Desde o dia 1º de novembro, o sistema de refrigeraç­ão da unidade de saúde da Ufba, referência em doenças raras e em diagnóstic­o de microcefal­ia, por exemplo, apresentou um problema: a incapacida­de de manter a temperatur­a da ala cirúrgica a 20°C, o ideal para evitar infecções.

No entanto, durante seis dias, a média variava de 24,6°C a 24,8°C. Assim, pelo menos 80 cirurgias - são 400 por mês - deixaram de ser feitas. Ontem, segundo o superinten­dente Antônio Lemos, a temperatur­a chegou a 21°C, retomando algumas cirurgias. Mas o problema não foi resolvido (leia ao lado).

E, enquanto esse obstáculo não é ultrapassa­do, pacientes que vieram do interior ou foram encaminhad­os para o Hupes voltam para casa sem fazer procedimen­tos. Em alguns casos, inclusive, por razões alheias à falta de refrigeraç­ão na ala cirúrgica.

Um funcionári­o, que preferiu

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil