Correio da Bahia

24h

- NAIANA RIBEIRO

Basta ver a imagem ao lado para saber como será o final de Segundo Sol, novela das 21h da Globo. Mas se você não quer ficar por dentro dos últimos detalhes da trama, é melhor parar de ler este texto por aqui e esperar até as 20h20, quando a novela vai ao ar simultanea­mente em todo o país. Depois de 20 anos, Luzia Batista (Giovanna Antonelli) e Beto Falcão (Emilio Dantas) finalmente oficializa­ram a união. Mas, como diz o ditado popular, por aqui tudo acaba em Carnaval e as cenas finais da trama marcarão a volta de Beto à folia baiana.

Com direito a trio elétrico e à presença da família Falcão, a cena, que vai ao ar hoje no último capítulo, tem 400 figurantes – sem contar as centenas de fãs que estiveram no Farol da Barra, onde foi gravado na terça-feira parte do final do folhetim.

Se o autor João Emanuel Carneiro não mudar de ideia, um beijo bem clichê do casal protagonis­ta, logo após Beto cantar Axé Pelô, fechará a novela que foi ambientada na Bahia.

Um pouco antes, o núcleo da família Falcão – Beto, Luzia, Ícaro (Chay Suede), Valentim (Danilo Mesquita) e Manu (Luisa Arraes) – deve aparecer junto em uma praia, em cena gravada na Linha Verde.

O capítulo de hoje também será marcado por outros desfechos ainda não revelados. Karola (Deborah Secco) terá um fim trágico: será morta pela mãe, Laureta (Adriana Esteves), ao salvar o filho de criação, Valentim, de um tiro disparado pela cafetina, que terminará presa. Assim, Remy (Vladimir Brichta) será o novo dono do bordel. Mãe de Laureta, Dulce (Renata Sorrah) deve morrer após bater o carro em uma árvore.

Rosa ficará com Valentim e engravidar­á dele, enquanto Ícaro aparecerá com uma nova namorada: Marina (Juliana Nalu). Após a relação tripla com Ionan (Armando Babaioff) não dar certo, Maura ficará com Selma (Carol Fazu).

A nossa vontade sempre foi mostrar uma Bahia cosmopolit­a e que não fosse aquela coisa caricata do passado Maria de Médicis

A gente procurou se aprofundar muito nessa cultura, nos regionalis­mos, no baianês. Mostramos um pouco a energia da cidade Emilio Dantas

Não poderíamos fechar a novela em outro lugar, senão aqui, onde começamos. Missão cumprida com amor e gratidão Giovanna Antonelli personagen­s”, explicou Helena. Nessa cena, eles usam ainda joias do baiano Carlos Rodeiro e da pernambuca­na radicada na Bahia, Lucia Lima. “Fui em várias festas daqui e percebi que as pessoas se enfeitam muito”, disse Helena.

O clima de festa vai invadir Salvador na vida real. A TV Bahia realiza hoje a exibição do último capítulo no Largo Santo Antônio Além do Carmo, que serviu de pano de fundo para a história. O evento gratuito começa às 19h.

Tudo para deixar o clima ainda mais nostálgico e, é claro, celebrar a trama que por seis meses mergulhou na cultura baiana – levando elementos como a capoeira e a gastronomi­a baiana para as telinhas – e elevando a procura por Salvador como destino turístico em 112%, segundo o buscador de viagem Kayak.

A atriz Letícia Colin contou que está com o coração apertado. “Vai ser difícil ficar sem a Rosa e sem o sotaque de vocês. Agora nem sei mais falar com o meu de paulista, né papai? Vou ficar com um pouco da Rosa”, revelou ela, destacando que vai levar para si a honestidad­e dos baianos.

Chay Suede, que fez sucesso em Segundo Sol com o baianês de Ícaro, falou que leva consigo a alegria dos cidadãos locais. “Vocês têm uma maneira diferente de lidar com os problemas da vida”, destacou.

Letícia e Chay foram muito elogiados pelo sotaque e pelo uso certeiro de expressões do baianês, como “barril”, “barril dobrado”,

“véi”, “disgraça”... O resultado foi que o jeito baiano de falar conquistou o Brasil e despertou a curiosidad­e de muita gente.

A diretora-geral da novela, Maria de Médicis, dz que Segundo Sol foi um presente. “Nossa vontade sempre foi mostrar uma Bahia cosmopolit­a e uma Salvador que não fosse caricata. Por isso, trabalhamo­s o sotaque, com gírias, o tempo inteiro”. Pelo visto, eles conseguira­m.

 ??  ??
 ??  ?? Letícia Colin: coração apertado
Letícia Colin: coração apertado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil