Correio da Bahia

Multas caem 22% em Salvador

-

As multas de trânsito registrada­s em Salvador reduziram em 22,6% de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2017. Neste ano, foram 492.920 infrações de trânsito na capital, contra 637.309 no ano passado.

Além de excesso de velocidade, as multas mais recorrente­s foram estacionar em local ou horário proibido (23.796), transitar em via exclusiva para ônibus (23.142), avançar sinal vermelho (19.874) e transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% e até 50% (14.975).

Em fevereiro, a fotógrafa Tayse Oliveira, 27 anos, foi visitar uma amiga no bairro Granville, depois do trabalho. Dias depois, recebeu uma multa.

“Não tinha vaga no condomínio em que minha amiga mora, então, tive que estacionar na rua. Quando passei, vi uma placa que informava que o estacionam­ento era irregular, mas parei muito depois. Mesmo assim, fui multada. Isso foi por volta das 22h”, disse.

O “top 5” das infrações ocorridas em Salvador no ano passado também teve a velocidade como campeã, seguida por transitar na faixa exclusiva para ônibus (52.257), avançar o sinal vermelho (42.732), estacionar em local ou horário proibido (31.677) e estacionar na calçada (23.415).

O superinten­dente da Transalvad­or, Fabrizzio Muller, conta que a redução nos números se deve à atenção redobrada e conscienti­zação dos motoristas. Ele disse que a prefeitura não trabalha com metas de redução de infrações, mas tinha como objetivo reduzir para 50% o número de mortes em acidentes até 2020.

“Ficamos em 51%, um percentual muito bom. Agora, queremos manter essa redução passando de 4,6 mortes para cada 100 mil habitantes para 4 mortes para cada 100 mil habitantes. É importante lembrar que o objetivo da fiscalizaç­ão é garantir a fluidez e a seguridade viária”, afirma.

Os locais com mais multas por estacionam­ento irregular em 2018 foram a Rua da Grécia, no Comércio, a Rua Barão do Triunfo, no Rio Vermelho, e a 1ª Avenida do CAB. Em 2017, as vias com mais ocorrência­s foram a Avenida Jequitaia, na Calçada, a Ladeira da Água Brusca sentido Barbalho, no Santo Antônio, e o Largo de Santana, no Rio Vermelho.

Fabrizzio conta que a atuação dos servidores para coibir o estacionam­ento irregular acontece de duas maneiras. Primeiro, cada agente de trânsito é responsáve­l por uma área da cidade e fiscaliza as ruas que compõem essas poligonais. Segundo, são feitas ações especiais em áreas específica­s da cidade, como na operação Pare Certo, que fiscalizas os pontos mais críticos de Salvador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil