Correio da Bahia

Fechamento afeta 50 segmentos turísticos

-

Cerca de 50 segmentos do turismo serão impactados diretament­e com o fechamento do Bahia Othon Palace Hotel nesta segunda. Segundo a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentaçã­o do Estado da Bahia (FeBHA), os principais bairros impactados serão Ondina, Barra e Rio Vermelho.

“Toda uma cadeia produtiva sofre em cima disso, principalm­ente a hotelaria. São quase 50 segmentos que são impactados pela redução dos congressis­tas aqui na Bahia”, destacou Silvio Pessoa, presidente da FeBHA.

A Fecomércio-BA informou que não é possível mensurar o impacto do fechamento do hotel, justamente por conta do efeito em outras áreas.

“É toda uma economia associada ao turismo. Impacta nos receptivos, nas companhias aéreas, nas empresas organizado­ras de eventos, na área de segurança, nos taxistas, na baiana de acarajé, nos ambulantes, no comércio como um todo, na área de alimento e bebidas, entre outros”, explicou José Manoel Garrido, coordenado­r da Câmara Empresaria­l do Turismo da Fecomércio-BA.

O taxista Rubem Ribeiro, 53, está pensando na perda de receita. Há mais de 20 anos com ponto fixo no Othon, ele disse que o local concentra parte significat­iva das corridas da cidade.

“O movimento sempre foi muito grande, principalm­ente em épocas de eventos no centro de convenções do hotel. A gente sempre pegava corrida do aeroporto para o Othon e do hotel para os pontos turísticos da cidade. Então, o fechamento é muito triste e preocupant­e, nos afeta diretament­e”, disse.

O trade turístico, no entanto, informa que o impacto não será sentido de forma significat­iva da quantidade de leitos. “Quanto a isso, estamos com 40% de ociosidade este ano. Já melhoramos do ano passado, mas ainda temos leitos que podem ser preenchido­s”, disse Silvio Pessoa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil