Correio da Bahia

Esperadas

- MIDIÃ NOELLE

“Todo ano temos boas expectativ­as para quem venceu concursos como o Beleza Black ou o Miss e Mister Guetto. São bons indicativo­s de quem vai arrasar na passarela e também de quem vai brilhar depois”, afirma Gabriela Cruz, editora de projetos especiais e curadora do Afro Fashion Day, iniciativa do CORREIO que celebra o Mês da Consciênci­a Negra.

Para o scouter Pepê Santos, da agência One Models, tratam-se de apostas certeiras. “Ter um título assim é um grande incentivo na profissão, algo que gera um bom começo. Temos exemplos como a atriz Nanda Lisboa e a top Indira Carvalho, que é uma das modelos negras mais reconhecid­as no Brasil”, afirma ele, que é organizado­r do concurso Beleza Black (BB).

Gabriel Pitta, por exemplo, foi descoberto aos 16 anos no BB, morava no Engenho Velho da Federação e vendia salgados. Hoje acumula no currículo fotos para as revistas Vogue Brasil, GQ e Marie Claire e desfiles para as marcas Cotton Project, Handred, Cacete Company e João Pimenta no São Paulo Fashion Week.

Segundo Jomar Sousa, da agência Xtreme Model, que realiza dois concursos de beleza em Salvador, o Miss e Mister Guetto, em setembro, e o Mister Verão, em janeiro, essas ações contribuem para descobrir novos talentos das comunidade­s. “Assim consegui lançar vários rostos no mundo da moda”, aponta ele. Foi o caso de Leilane Paim, que está no Afro deste ano. “Ela foi eleita na 2ª edição do Miss e Mister Guetto 2017. Depois, ganhou o Miss Continente Salvador Tour 2019”, conta, orgulhoso, Jomar.

O Beleza Black foi criado, segundo Pepê, para dar visibilida­de a modelos negros. “Percebemos que, nos concursos de beleza, os candidatos eram, em maioria, brancos”, revela o scouter. O evento recebe cerca de 300 inscrições por ano. O casal adulto vencedor recebe R$ 1 mil em prêmios e ganha visibilida­de.

Vencedor do Beleza Black Bahia 2018, Rafael Costa diz que trabalhar com moda é um desafio. “Aqui é mais complicado do que no Sudeste, mas sigo sonhando”, enfatiza o jovem. “Me sinto feliz e espero poder estar em outras edições”, diz. Ele mora no Beiru-Tancredo Neves e iniciou a carreira por acaso. “Um amigo foi fazer fotos e me levou junto. Foi engraçado pois nunca me vi em desfile. Tomei gosto e fui me aprimorand­o”.

Miss Bahia Pró Beleza

2018, Adrielle Peixoto chega ao AFD depois de vencer o Beleza Black. “Ano passado, minha sogra falou ‘ano que vem quero te ver lá’. Quando soube que fui aprovada, lembrei dela. Será um sonho realizado”, conta a modelo, que ajuda a mãe a vender cachorro-quente e acumula ainda o título de Garota BCS Nordeste de Amaralina 2017. De todos os trabalhos que realizou após a conquista, o que mais gostou foi o comercial de Natal para um shopping center de Salvador.

Os concursos levantam a autoestima dos participan­tes. “Quando ganhei o Miss Bahia foi um sonho. Demorei para acreditar”, diz Adrielle. Agora, ela se prepara para o Miss Brasil, em dezembro. Quem já passou por essa sensação foi a modelo Priscila Santiago. Em 2013, ela foi Miss Bahia e 3º lugar do Miss Brasil. “Foi indescrití­vel. Vejo o Miss Bahia como um prêmio coletivo. Eu não estava vencendo só por mim, e sim por todas mulheres negras”, conta a estudante de jornalismo que já estampou a capa da Revista Raça. Este ano ela marca presença, mais uma vez, desfilando no Afro.

Para Maria Isabel, moradora da Santa Cruz, Miss Bahia Be Emotion 2018 e 2º lugar no Miss Brasil, a vitória no concurso possibilit­ou realizaçõe­s como viajar de avião pela 1ª vez. “Aprendi, me esforcei e dei tudo de mim para ter novas experiênci­as e investir na carreira”. Dos trabalhos, destaca um comercial feito ao lado de Ivete Sangalo.

Este ano, 48 marcas baianas vão estar no AFD: Adriana Meira; Aládio Marques; Abanto; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negralá; By Aninha Acessórios; Candida Specht; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Erika Rigaud; Euzaria; Fagner Bispo; Goya Lopes; Incid; Ismael Soudam; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Jorge Nascimento; T Camisetari­a; Katuka Africanida­des; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Madame Nalwango; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; Mônica Anjos; NBlack; Negrif; Sungas Oliver; Orig; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino; Sonbrille; Sou Diva - tábompravo­cê?; Soul Dila; Tempt; Turbanque e Ziê.

O AFD tem apoio institucio­nal da prefeitura de Salvador e apoio de Salvador Shopping, Sebrae, Vizzano e Museu du Ritmo. Acontece no próximo sábado, 19h, com entrada grátis (inscrição no link bit.ly/AfroFashio­nDay2018), no Museu du Ritmo (Comércio).

 ??  ?? Maria Isabel, Miss Bahia Be Emotion 2018 e 2º lugar no Miss Brasil, vai desfilar no AFD 2018
Maria Isabel, Miss Bahia Be Emotion 2018 e 2º lugar no Miss Brasil, vai desfilar no AFD 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil