Correio da Bahia

Enigma pode ser tartaruga de até um metro e meio

-

O coordenado­r da Salvamar, João Luiz Morais, minimizou a aparição. Segundo ele, tratava-se de um grupo de tartarugas. Ele contou que, na terça passada, por volta de 15h, o Salvamar foi informado de duas situações: além dos salva-vidas, um banhista ligou afirmando ter visto um corpo boiando perto do Farol de Itapuã.

Para ele, a aparição de um ‘homem-peixe’ é falsa. Um grupo de mergulho do Salvamar chegou a procurar pelo corpo na região do farol, mas não encontrou nada humano. “O que os mergulhado­res viram foram tartarugas. Tinha umas duas tartarugas juntas, grandes, de um metro e meio. Nessa época, tem muitas. Dá muita sardinha e elas ficam perto da costa”, explicou.

Ele também questiona o fato de que ninguém teria filmado a situação. Para João Luiz, trata-se de uma invenção. “Isso é realmente absurdo, coisa de ficção, monstro marinho. É aquele telefone sem fio: um diz uma coisa e todo mundo vai copiando”.

De fato, é comum que grandes tartarugas transitem na área das praias de Itapuã. De acordo com o biólogo do Projeto Tamar Alexsandro Santos, a tartaruga verde costuma se alimentar na região. Além disso, nessa época do ano, as tartarugas cabeçuda e de pente costumam desovar ali. Esses animais podem chegar a 1m e 1,10 m só de casco.

“A gente estava conversand­o que poderia ser uma tartaruga boiando para poder desovar ou duas tartarugas adultas copulando. Quando você vê as duas copulando, vai ver que uma afunda e a outra sobe do outro lado. Você acha que é a mesma, fica parecendo maior”, ponderou. Tanto a tartaruga de pente quanto a tartaruga cabeçuda podem copular na área.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil