Correio da Bahia

Cobranças de primeira viagem

-

Jovens e descolados, Taís Siqueira (Renata Gaspar) e Pedro Zanini (George Sauma) estão juntos há seis anos. Ela é administra­dora e trabalha em uma incubadora de startups, onde busca investimen­tos para ideias tecnológic­as criativas. Já ele, de humanas e músico, trabalha em uma produtora de jingles publicitár­ios e decide montar uma banda com seu melhor amigo. Mas tudo muda mesmo com os dois tracinhos do exame de gravidez. A descoberta de que serão pais é o começo de uma jornada cheia de transforma­ções.

“Com humor,

fazemos uma reflexão sobre as dificuldad­es que surgem quando um bebê chega a uma família. Ninguém aprende a criar um filho antes de ser pai e mãe. Não adianta ler, não adianta ver, é a relação com o bebê que gera os pais”, explica o diretor artístico Luiz Henrique Rios, sobre a série dominical que estreia hoje na Globo/TV Bahia e tem redação final de Antonio Prata.

Com seis episódios, Pais de Primeira contempla as famílias brasileira­s - ou seja, muita gente vai se enxergar na TV. “Quase todo mundo que vive na nossa humanidade passa por esse tipo de conflito ou vivência, que é virar uma chave e assumir o papel de pai e mãe”, pontua a atriz Renata Gaspar, 32 anos, em entrevista ao CORREIO.

Para ela, o telespecta­dor

Mais sobre a personagem: “Ela não se orgulha das coisas que faz, mas é capaz de qualquer coisa para ficar perto de Lia”, comenta Marisa.

também vai identifica­r-se com esse universo atual, em que os papéis do pai e da mãe do século XXI são diferentes dos de gerações passadas. “A mãe não fica somente cuidando do filho enquanto o pai sai para trabalhar. As mães têm suas carreiras, o que ainda gera certa culpa. Na época dos meus pais, isso estava em ebulição. A minha geração está um pouco mais familiariz­ada com esse quadro”, conta Renata.

Embora seja uma mulher para frente, feminista e moderna, a protagonis­ta também vai se questionar a todo momento sobre esse papel de gênero do passado que considera ultrapassa­do. Essas reflexões, inclusive, foram propostas pelos escritores Antonio Prata, Chico Mattoso, Thiago Dottori, Bruna Paixão e Tati Bernardi. “Taís brincou de boneca e foi treinada para ser mãe. Tem muito resquício dessa época em que a mulher tinha essas funções sozinha em sua educação. Ela vive na nossa sociedade, em que são evidentes as desigualda­des entre homens e mulheres, e quer se desprender disso, ocupando seu espaço”, explica a atriz.

Renata destaca que, apesar das discussões envolvendo familiares, das cobranças sociais e do cansaço, Taís e Pedro terão uma parceria ainda mais forte com chegada da filha, Lia. A série, então, também mostrará como eles vão dividir as atividades e cuidar da mesma coisa juntos. “A maternidad­e, que sempre foi tratada como algo muito imaculada, que não tem problema nenhum – com mitos do tipo que a mulher nasceu

 ??  ?? Pedro (George Sauma) e Taís (Renata Gaspar) protagoniz­am a série
Pedro (George Sauma) e Taís (Renata Gaspar) protagoniz­am a série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil