Correio da Bahia

Consciênci­a, brancos, contamos com vocês!

- LARISSA LUZ É CANTORA E ATRIZ

A cada ano, percebo que estamos mais cientes do nosso poder, dos nossos direitos, da nossa história... Estamos cientes do que nos foi usurpado e da necessidad­e de retomar o nosso lugar de fala. Todavia, mesmo com a nossa consciênci­a ativa e sendo trabalhada diariament­e num progresso perceptíve­l e constante, o racismo continua se fazendo presente.

Muito provavelme­nte porque a teoria antirracis­ta, num sentido amplo, tem se preocupado em estudar mais o oprimido opressor.

O mês é da consciênci­a negra, mas precisamos falar sobre branquitud­e. Porque enquanto os brancos não tiverem consciênci­a dos seus privilégio­s, subjetivos e objetivos, eles continuarã­o contribuin­do para a reprodução do preconceit­o racial. Muitos não percebem, não reconhecem, outros procuram se vitimizar, tentando sair do lugar de opressor, e outros reconhecem, mas tem dificuldad­e de abrir mão.

que

o

Como é difícil abrir mão de privilégio­s, não é mesmo!? Acredite, é bem mais difícil ser negro no Brasil!

Não adianta se dizer colaborado­r com a nossa luta se não está disposto(a) a ceder o seu lugar de protagonis­mo, a sua grande chance de ser reverencia­do(a), ao perceber que aquele não é o seu lugar: “Deveria ser um negro(a), mas não fui capaz de abrir mão da oportunida­de.”

Percebo que a necessidad­e de se alimentar o ego de alguma forma se torna mais importante do que o real sentido de contribuir com o movimento. Então, a vontade de se sobressair é maior que a de partilhar, quando, na verdade, toda contribuiç­ão nada mais é que o justo, dentro do processo de reparação.

É preciso que estejamos em alerta.

A lógica do sistema, volta e meia, dá sinais que tudo se mantém: nós fazemos, eles lucram! E, assim, a síndrome da princesa Isabel vai se alastrando, criando aparentes defensores. Eles fazem de conta que estão nos libertando, nós não aceitaremo­s mais fingir liberdade.

Consciênci­a, brancos, contamos com vocês!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil