Correio da Bahia

QUEM É O NOVO GENERAL DO GOVERNO BOLSONARO

-

O general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz é um nome conhecido nos quartéis das Forças Armadas por sua longa trajetória como um dos mais respeitado­s integrante­s do Exército brasileiro. Não tem qualquer trajetória política. O que não impediu o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de escolher o oficial como ministro da Secretaria de Governo, pasta que abriga grande parte da articulaçã­o do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. Com isso, Santos Cruz é o quinto militar no alto escalão do futuro governo, incluindo o vice-presidente eleito, General Mourão (PRTB).

O nome de Santos Cruz foi divulgado por Bolsonaro em suas redes sociais, marca do presidente eleito. “Gostaria de comunicar a indicação do general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo”, escreveu Bolsonaro em seu perfil no Twitter. O anúncio do oficial como novo ministro, quarto saído das fileiras das Forças Armadas, representa um recuo de Bolsonaro sobre a formação de sua equipe.

A equipe de transição já havia anunciado que a pasta perderia o status de ministério. No desenho atual, a Secretaria de Governo é responsáve­l pela interlocuç­ão do Executivo com o Legislativ­o. Responde, por exemplo, pelas costuras envolvendo votações de projetos importante­s para o governo no Congresso. Após o anúncio de Santos Cruz, a equipe de transição não soube informar se o ministério terá as mesmas atribuiçõe­s. Quem é O gaúcho Carlos Alberto dos Santos Cruz tem 66 anos e é general de divisão do Exército, hoje na reserva.

O que já fez Comandou as tropas de paz da ONU no Haiti e no Congo, foi secretário nacional de Segurança Pública durante o governo Temer

O que fará Como ministro da Secretaria de Governo, terá a função de dialogar com o Congresso Nacional

O general, atualmente na reserva, era cotado para assumir um cargo que já havia ocupado durante o governo Michel Temer (MDB): a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que será comandado pelo ex-juiz federal Sérgio Moro. Isso foi antes confirmado pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), um dos filhos do presidente eleito.

“Diferentem­ente de alguns políticos babacas que ficam postando fotos para demonstrar intimidade inexistent­e para barganhar algo, deixo aqui meu testemunho, o general Santos Cruz, o novo secretário nacional de Segurança Pública é simplesmen­te uma ótima referência!”, escreveu Carlos no Twitter na última quarta-feira.

Natural da cidade gaúcha de Rio Grande (RS) em junho de 1952, Santos Cruz é formado na Academia Militar das Agulhas Negras, em Rezende, interior do Rio de Janeiro. Comandou as tropas da ONU no Haiti de 2007 a 2009. Também fez parte do grupo de conselheir­os das Nações Unidas para a revisão do reembolso aos países contribuin­tes das missões de paz.

Quando entrou para a reserva do Exército, em dezembro de 2012, assumiu a chefia de assuntos militares da Secretaria de Assuntos Estratégic­os (SAE) da Presidênci­a da República, durante o governo Dilma Rousseff. No ano seguinte, voltou à ativa, foi designado pela Secretaria-Geral da ONU para comandar as tropas na missão para estabiliza­r o Congo.

Entrevista­do pelo jornal Folha de S.Paulo durante viagem a Bangladesh, Santos Cruz disse que assumirá o cargo sem preconceit­os políticos. “Eu vou conversar com todo mundo. Todo mundo foi eleito, tem valor e é igual. Dar atenção é uma obrigação”, afirmou.

 ??  ?? Santos Cruz foi anunciado ontem pelo presidente eleito como futuro ministro da influente Secretaria de Governo
Santos Cruz foi anunciado ontem pelo presidente eleito como futuro ministro da influente Secretaria de Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil