Correio da Bahia

Há algo em jogo

- Bruno Queiroz

A classifica­ção para a Copa Sul-Americana do ano que vem, confirmada mesmo com a derrota para o América-MG por 1x0, na rodada passada, fez do Bahia uma das equipes que já não têm muito o que almejar na Série A. O único desafio que restou, um tanto quanto particular, é superar a melhor campanha do clube na era dos pontos corridos, que segue sendo a 12ª posição de 2017, quando somou 50 pontos.

Um empate diante do Cruzeiro, domingo, às 16h, em Pituaçu, garantirá ao tricolor o 11º lugar, colocação jamais alcançada nas outras cinco edições que disputou nestes moldes. No entanto, a equipe de Enderson Moreira chegaria apenas aos 48 pontos, dois a menos que o time comandado por Paulo Cézar Carpegiani, ano passado.

A premiação do Brasileirã­o tem relação direta com a posição da tabela. Em 11º, colocação que ocupa hoje, o Bahia embolsará R$ 1.381.770,00. No pior cenário, terminando a competição no 12º lugar, receberia R$ 1.222.335,00.

A tendência, no entanto, é que o time tenha algumas mudanças para a partida contra o Cruzeiro. A reapresent­ação é somente amanhã pela tarde, mas o técnico tricolor já sabe que não vai poder contar com Tiago e Gregore, ambos suspensos. O zagueiro foi expulso diante do América-MG e o volante recebeu o terceiro amarelo.

Outras modificaçõ­es podem acontecer por opção, caso Enderson queira observar atletas que foram pouco utilizados por ele, como o zagueiro Ignácio e o volante Luiz Henrique, por exemplo. Morumbi estuda a compra dos direitos econômicos do jogador. Questionad­o sobre isso no desembarqu­e da delegação ontem, em Salvador, Léo desconvers­ou.

“Eu nunca toquei muito nisso, de ficar no Bahia, sair. Eu vivo intensamen­te o Bahia. Muitos falam: o Bahia tem interesse, o São Paulo tem interesse. Mas eu sou um cara que não fico me iludindo. Gosto de focar onde estou, de honrar onde estou. Estou aqui até o último jogo. Se for para acontecer, vai acontecer”, resumiu o jogador, sem entrar em detalhe.

O camisa 6, inclusive, garantiu foco total na última rodada e diz que só quer pensar em férias após isso. “A gente não largou o campeonato, a gente não está relaxado. A gente quer fazer a melhor pontuação que puder fazer. E feliz por estar na Sul-Americana, um campeonato muito importante para o clube. Nossa equipe tem condições de, no ano que vem, fazer um melhor campeonato (...), não vamos falar de férias agora. Tem mais um jogo, e a gente tem que honrar a camisa do Bahia”, afirmou Léo, confiante no triunfo. Dentro da zona de rebaixamen­to do Brasileirã­o, o Sport visitou o São Paulo no Morumbi e conseguiu somar um pontinho após empatar em 0x0. O resultado deixou o time na 17ª colocação, com 39 pontos. O rubro-negro recebe o Santos na última rodada, domingo, na Ilha do Retiro.

Já o São Paulo perdeu a chance de ultrapassa­r o Grêmio e entrar no G4. O tricolor segue em quinto, com os mesmos 63 pontos dos gaúchos, mas perde no número de vitórias: 17 a 16. No último jogo, os paulistas visitam a desesperad­a Chapecoens­e.

Também ontem, o Botafogo recebeu o lanterna Paraná em jogo que marcou a despedida do goleiro Jefferson dos gramados. O alvinegro venceu por 2x1, com dois gols marcados pelo atacante Erik. Alex Santana descontou.

 ??  ?? Enderson Moreira fez boa campanha com o Bahia e deve ficar em 2019
Enderson Moreira fez boa campanha com o Bahia e deve ficar em 2019
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil