Correio da Bahia

ENTREVISTA ELBIA GANNOUM, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA EÓLICA (ABEEÓLICA)

-

O Brasil acaba de ultrapassa­r a expressiva marca de 14,34 GW de capacidade instalada de energia eólica. Para efeitos de comparação, é a mesma capacidade instalada de Itaipu - a maior usina hidrelétri­ca do Brasil. Até 2024, serão instalados mais 4,46 GW em 186 novos parques eólicos, de acordo com levantamen­to da ABEEólica. Nesta entrevista, a presidente da entidade, Elbia Gannoum, fala do potencial da Bahia e aponta os entraves para o desenvolvi­mento do setor.

Como a senhora avalia o desempenho da Bahia neste setor?

Atualmente, a Bahia tem 133 parques instalados e 3,525 GW de capacidade instalada e tem um grande potencial para a energia eólica. O estado tem conseguido bons resultados em leilões realizados nos últimos anos, o que significa uma grande instalação de projetos, com uma instalação prevista para os próximos quatro anos de cerca de 1,6 GW de nova capacidade instalada (83 novos parques). A Bahia é hoje o estado com mais potência em construção ou contratada.

Ainda há espaço para o cresciment­o da energia eólica no Nordeste e no país?

É importante explicar que o Nordeste como um todo é a região do Brasil mais importante para a energia eólica, que hoje concentra 80% de toda a capacidade instalada do setor. Ainda há muito espaço para cresciment­o do Nordeste. O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500 GW, muito mais do que o país consome atualmente. Consideran­do que a matriz de geração de eletricida­de deve ser diversific­ada en- tre as demais fontes de geração e o Brasil tem um baixo consumo de eletricida­de per capita, a energia eólica no Brasil ainda possui muitas décadas de desenvolvi­mento para o futuro.

Que entraves o segmento ainda enfrenta no Brasil para se expandir?

Hoje, o principal entrave está relacionad­o ao cresciment­o da economia. Com a retomada do cresciment­o, o consumo de energia aumenta e as perspectiv­as de contrataçã­o em novos leilões aumentam.

Qual a expectativ­a do setor eólico com o novo governo?

As expectativ­as do setor são baseadas em critérios técnicos. Como falamos, o potencial de energia eólica no Brasil é muito mais do que o país consome atualmente. Além dos benefícios sociais e ambientais da energia eólica, hoje ela também é a fonte mais barata, de forma que sua contrataçã­o faz sentido do ponto de vista técnico, social, ambiental e econômico.

Além disso, este ano, a empresa concluiu a construção do Complexo Solar de Pirapora, o maior da América do Sul em operação, localizado em Minas Gerais, e que tem capacidade total de 400 megawatts pico em operação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil