Correio da Bahia

Jeito de Virada

-

Acordar cedo para suar a camisa. Foi isso que um grupo composto por cerca de 80 pessoas, das centenas que foram ao Parque da Cidade ontem, fez durante a manhã. A roupa estava colada no corpo, o suor pingando no olho e o cabelo grudado na testa, mas a turma não deixou o sorriso escorregar da cara.

Com a respiração ofegante, os atletas fizeram um círculo no gramado e deram início à técnica que trabalha o corpo e a mente chamada mahamudra. O aulão foi uma das 30 atrações oferecidas no terceiro e penúltimo dia da Virada Sustentáve­l Salvador 2018. Outros eventos estão programado­s para hoje (veja algumas sugestões ao lado).

Segundo o coach em mahamudra, Sérgio Pacheco, a atividade trabalha a força, agilidade, consciênci­a corporal, coordenaçã­o motora e equilíbrio dos atletas. A recomendaç­ão é que seja realizada três vezes por semana, com cada aula durando uma hora.

“A gente começa com yoga e dez minutos de aqueciment­o; exercícios básicos para preparar o corpo porque o treino é muito intenso. Apesar disso, ele é adaptado para cada tipo de atleta, então, não há contraindi­cações. Temos alunos de 10 a 80 anos”, afirmou Sérgio.

O movimento no Parque da Cidade foi intenso, mas a coordenaçã­o da Virada informou que outros 39 locais da cidade também estão oferecendo atividades gratuitas, como o Solar do Unhão, na Avenida Contorno, a Feira de São Joaquim e o Terminal da Calçada, na Cidade Baixa, e o Forte Santa Maria, na Barra, com a exposição de Pierre Verger.

A publicitár­ia Antônia Fernandes, 32 anos, e o marido dela, o administra­dor Daniel Fernandes, 36, levaram o filho Gabriel, 4, para participar da Virada. A família aproveitou para fazer um lanche e comprar alguns presentes nas barracas da Feira de Empreended­oras.

“A cidade precisa de mais eventos como esse, com atividades de lazer em um espaço a céu aberto e arborizado. A ideia da Virada foi muito boa. A gente pretende vir novamente amanhã (hoje)”, contou Antônia.

Algumas famílias aproveitar­am para fazer piquenique no Parque e estenderam as toalhas sobre o gramado. Parte da molecada aproveitou para fazer aulas de slackline e boxe, brincar no escorregad­or inflável e na piscina de bolinhas, além de bater o baba. Uma roda de capoeira para os pequenos também atraiu a atenção de quem passava.

A Virada Sustentáve­l Salvador 2018 é promovida pelo

Show da cantora Larissa Luz 13h30 às 15h

Parque da Cidade

Show do grupo Àttøøxxá 15h30 às 17h

Parque da Cidade

Trilha de Conhecimen­to pelo Parque S. Bartolomeu, Pirájá 8h às 12h

Yoga com Luciano Weber A Casa 478 Virou!

R. das Hortênsias, 478. Pituba 9h às 10h

Feira da Sé

Das 9h às 17h Parque da Cidade

Oficina de Graffiti Pintura de um dos arcos do MAM com o tema Vida na Água

9h às 18h

Oficina de percussão 9h30 às 10h

Praia do MAM

Recicle Suas Ideias Braskem 10h às 17h

Parque da Cidade

Bike Tour Preta, vem de bikePedala­da Sonora

10h às 11h30

Casa La Frida. Rua Direita de Santo Antônio, 314

Feira da Fuzarca na boate A Borrachari­a, Rio Vermelho 14h às 20h

 ??  ?? Mestre ensina movimento da capoeira para criança
Mestre ensina movimento da capoeira para criança
 ??  ?? Uma das mostras espalhadas pelo Parque da Cidade
Uma das mostras espalhadas pelo Parque da Cidade
 ??  ?? Exposição feita por pequenos empreended­ores
Exposição feita por pequenos empreended­ores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil