Correio da Bahia

Associação reúne cervejeiro­s artesanais

-

O gosto pelas cervejas artesanais fez um grupo de apaixonado­s por este estilo de bebida criar a ACERVA, Associação de Cervejeiro­s Artesanais da Bahia.

É uma espécie de confraria que começou em 2008 com um grupo formado por cinco amigos. A ideia foi ganhando força e em 2013 eles formalizar­am a associação.

Atualmente a Acerva conta com 130 sócios de várias partes da Bahia, entre apreciador­es, produtores de cerveja, donos de bares especializ­ados e sommeliers.

A associação promove ao longo do ano cursos, wokshops, festivais e treinament­os sobre cervejas artesanais.

“O mundo da cerveja artesanal é gigante. E é um caminho sem volta este cresciment­o do mercado da cerveja regional, não é apenas um hype, algo passageiro, veio para ficar. Tanto que existem hoje na Bahia nove cervejaria­s artesanais com registro no Ministério da Agricultur­a. E esta semana recebemos a notícia que será aberta uma nova em Vitória da Conquista”, conta o analista de sistemas Anderson Martiniano, um dos diretores da Acerva.

No último fim de semana, a associação realizou em Salvador o VII Festival de Cerveja Artesanal da Bahia, no bairro do Costa Azul. O festival contou com 21 estilos de cervejas artesanais.

A capital baiana conta atualmente com seis pontos de vendas de cervejas artesanais. Na cidade existem ainda três lojas especializ­adas na venda dos ingredient­es para fabricação da bebida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil