Correio da Bahia

Choque de vagões

POR

- Satélite

JAIRO COSTA JÚNIOR

A Embasa demonstra mais uma vez que não tem responsabi­lidade com a cidade. Temos alertado e multado a empresa por esse tipo de situação que continua acontecend­o Sergio Guanabara

Secretário de Desenvolvi­mento e Urbanismo de Salvador, ao acusar a empresa de poluir praias com esgoto

Caminha para virar guerra jurídica a licitação para estender a linha 1 do metrô da capital de Pirajá a Águas Claras. Primeiro colocado, o consórcio liderado pela Camargo Corrêa tinha presença na disputa questionad­a pelos concorrent­es, já que o edital vedava a participaç­ão de sócias da concession­ária do sistema, a CCR, a quem cabe fiscalizar os projetos básico e executivo sob responsabi­lidade da empresa contratada para a obra. Como é dona de parte da CCR, a Camargo Corrêa seria supervisio­nada pelo grupo do qual ela mesmo é uma das controlado­ras. Em reunião na última quarta, a empreiteir­a foi inesperada­mente inabilitad­a por não atender critérios técnicos de qualificaç­ão econômica. Com isso, a Queiroz Galvão, que ficou em segundo lugar, deve ser declarada vencedora.

CHEIRO DE PÓLVORA

Agora, os rivais cogitam recorrer à Justiça para tentar impugnar o resultado. Executivos de empreiteir­as derrotadas suspeitam de jogo combinado, já que Queiroz Galvão e Camargo Corrêa são parceiras em grandes contratos Com a vitória na eleição para a presidênci­a das duas Casas do Congresso Nacional, o DEM atraiu pelo menos cinco deputados federais interessad­os em migrar para o partido. De acordo com Elmar Nascimento, líder da bancada democrata na Câmara, três parlamenta­res já acertaram ingresso na sigla. ”Outros dois ainda negociam, mas tendem a fechar com a gente”, afirmou. Entre os quais, o baiano Igor Kannário, prestes a deixar o PHS. Com o reforço, o DEM deve se tornar a sexta maior força da Câmara, ao lado do PR, ambos com 33 integrante­s. O desembarqu­e do ex-deputado federal Irmão Lázaro no PR, que integra a base do PT na Bahia, está longe de significar adesão à ala governista. Aos aliados, Lázaro avisou que continuará no palanque da oposição. A garantia vem da aproximaçã­o gradativa do PR com a tropa do prefeito ACM Neto (DEM) e com a entrada dos republican­os na órbita do governo Jair Bolsonaro (PSL). Ao mesmo tempo, a troca de legenda tem como pano de fundo as pretensões de Lázaro na corrida pela prefeitura de Feira de Santana, cuja estratégia esbarrava na menor musculatur­a do PSC, sua antiga casa. Servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) estranhara­m um novo contrato da Corte para “prestação de serviço especializ­ado e continuado de técnico de enfermagem”, no valor de R$ 333,4 mil, divididos em 12 parcelas de R$ 27,7 mil. O que despertou atenção não foi o tipo de serviço, mas o perfil da empresa contratada, a Premier Logistics Assessoria em Comércio Exterior, que atua em operações portuárias, despacho aduaneiro, transporte e agenciamen­to de cargas para empresas de importação e exportação. Enquanto o Palácio de Ondina busca candidatos competitiv­os a prefeito de Salvador, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, começou a tomar aulas de dicção, a estudar problemas da capital e a falar de desejos políticos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil