Correio da Bahia

Indústria baiana volta a crescer após quatro anos

-

PESQUISA A produção industrial da Bahia, descontado­s os efeitos sazonais, teve queda 1,2% em dezembro frente o mês anterior, praticamen­te repetindo o resultado negativo de novembro (-1,3%). Já na comparação com dezembro de 2017, a produção industrial baiana cresceu 1,3%. Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE.

Com os resultados dezembro, a indústria da Bahia fechou o ano de 2018 em cresciment­o (0,8%), mostrando seu primeiro resultado positivo após quatro anos de quedas consecutiv­as. A trajetória negativa havia começado em 2014 (-2,6%), chegou ao nível mais baixo em 2015 (-6,9%) e se manteve, apesar da redução na intensidad­e do recuo, em 2016 (-5,1%) e 2017 (-1,5%).

De acordo com o levantamen­to, no ano passado, o cresciment­o da produção industrial baiana foi resultado do desempenho positivo tanto da indústria extrativa (que avançou 1,7% no ano) quanto da indústria de transforma­ção (0,8%). Dos 11 setores investigad­os em separado no estado, 7 viram sua produção aumentar no ano passado.

Em termos de magnitude da taxa de cresciment­o, os destaques foram para a fabricação de bebidas (que cresceu 10,1% em 2018), a produção de veículos automotore­s, reboques e carroceria­s (7,9%) e para a metalurgia (7,2%).

Entretanto, por sua importânci­a na estrutura do setor, essas duas últimas atividades (automóveis e metalurgia) foram as que mais contribuír­am para o desempenho positivo da indústria baiana no ano.

0,8 foi a alta da produção da indústria baiana no ano passado, segundo o IBGE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil