Correio da Bahia

Batida entre trens em Barcelona mata uma pessoa e fere dezenas

-

CATALUNHA Uma pessoa morreu e outras dezenas ficaram feridas - seis delas em estado grave - após uma batida entre trens próximo à cidade de Barcelona, na Espanha. O acidente aconteceu ontem, no horário de pico - por volta das 18h20 -, entre trens que conectam o centro de Barcelona às periferias da cidade.

Ontem, por volta das 20h (de Brasília), o serviço de Proteção Civil da Catalunha informou que, além da vítima fatal e das seis pessoas em estado grave, 15 pessoas tinham quadro de saúde “menos grave”, 37 tinham ferimentos leves e 47 conseguira­m sair ilesas.

A vítima fatal do acidente foi a condutora de um dos trens, uma mulher de 26 anos. Ela morreu no local, segundo informou o Serviço de Proteção Civil. De acordo com a companhia estatal de trens Renfe, as composiçõe­s das linhas R12 e R4 bateram de frente, na altura da Estação Baixador em Castellgal­ímas ainda não há informaçõe­s sobre o que causou o acidente.

Com o impacto, muitas pessoas caíram. Os trens estavam cheios e costumavam, sobretudo no horário de pico, levar passageiro­s de pé.

As equipes de resgate só conseguira­m tirar todos os feridos dos vagões cerca de três horas depois do acidente. De acordo com informaçõe­s da imprensa de Barcelona, o local do acidente é de difícil acesso. Dezenove veículos da Brigada de Incêndio, 25 bombeiros, 23 ambulância­s, um carro de logística, além de psicólogos e equipe médica atenderam às vítimas do acidente.

Para garantir a mobilidade dos passageiro­s que utilizam as linhas R12 e R4, a companhia estatal Renfe estabelece­u um plano de transporte alternativ­o para Sant Vicenç de Castellet - Manresa. O esquema será mantido durante todo o final de semana, segundo informou o governo da Catalunha.

Este não foi o primeiro acidente com essa linha de trem. Em novembro do ano passado, a linha R4 do mesmo sistema de trens sofreu um descarrila­mento. Na ocasião, uma pessoa morreu e outras 49 ficaram feridas. Na época, o acidente foi atribuído a um deslizamen­to de terra causado pelas chuvas.

6 pessoas foram atendidas em hospitais da região

em estado grave

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil