Correio da Bahia

Cidades mineiras voltam a se assustar com barragens

- Das agências REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

Quinze dias após o rompimento de uma barragem emBrumadin­ho, moradores de duas cidades mineiras tiveram que abandonar as suas casas sob o mesmo risco. Os alertas para a possibilid­ade de rompimento­s soaram em Barão de Cocais, a 100 km de Belo Horizonte, e Itatiaiuçu, na região metropolit­ana. Ao todo, cerca de 650 pessoas foram afetadas.

Em Barão de Cocais (a 146 km de Brumadinho), cidade com 32.319 habitantes, a Vale deu início a uma evacuação nas comunidade­s de Socorro, Tabuleiro e Piteiras. No total, 239 moradores foram removidos. Somadas com as comunidade­s Vila do Congo e Córrego do Arroz, que também exigem cautela, são 477 pessoas em área de risco.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a implantaçã­o do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração após uma consultori­a avaliar que a estrutura não era estável.

A evacuação é uma medida preventiva. De acordo com a mineradora, as inspeções no local foram intensific­adas e consultore­s internacio­nais devem fazer nova avaliação amanhã. Em vídeo postado em rede social, um homem de Santa Bárbara, município vizinho, registrou o alerta dos alto-falantes.

“Atenção, atenção: isso é uma emergência. Atenção, atenção: essa é uma situação

População teve que deixar suas casas em Cocais e em Itatiaiuçu

 ??  ??
 ?? CRISTIANE MATTOS/ESTADÃO CONTEÚDO ?? Itatiaiuçu tem uma barragem com risco nível 2
CRISTIANE MATTOS/ESTADÃO CONTEÚDO Itatiaiuçu tem uma barragem com risco nível 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil