Correio da Bahia

Congresso apoia reforma, sem idade mínima alta

- Donaldson Gomes REPORTAGEM @donaldsong­omes

Principal projeto do governo na área econômica, a Reforma da Previdênci­a conta com o apoio de 82% dos deputados federais e de 89% dos senadores brasileiro­s, segundo uma pesquisa divulgada ontem pelo instituto FSB Pesquisas, a pedido do banco BTG Pactual. Apesar do reconhecim­ento de que é necessário fazer as mudanças, com o estabeleci­mento de uma idade mínima, os parlamenta­res deixaram claro no levantamen­to a contraried­ade em relação a uma mesma idade mínima para homens e mulheres. Os legislador­es se mostram divididos quanto à idade de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres.

As mudanças nas regras da Previdênci­a chegam a ser apontadas como a prioridade legislativ­a para 72% dos deputados e 85% dos senadores, de acordo com a pesquisa. Para alterar as regras de aposentado­rias e benefícios sociais são necessário­s pelo menos 66% dos votos em cada uma das casas legislativ­as. Foram ouvidos 235 deputados e 27 senadores em uma amostra controlada e ponderada conforme a distribuiç­ão por partido das cadeiras do Congresso Nacional, entre os dias 4 e 8 de fevereiro.

A maior parte dos parlamenta­res que apoiam à Reforma da Previdênci­a é formada pelos que estão iniciando o mandato. Nesse caso, o percentual chega aos 86%, contra 78% entre os que foram reeleitos em outubro do ano passado, ou que já estavam no Congresso – caso dos senadores que possuem oito anos de mandatos.

Entre os partidos, as bancadas do PP e do PSDB são as únicas em que o apoio à reforma é de 100%. MDB, PSD, DEM, PR e PSL apresentam níveis de apoio acima dos 90%. O PT é o partido onde há o menor percentual de apoio às mudanças, com 37%.

A região Sul é a que tem a maior quantidade de parlamenta­res que apoiam a reforma, com 93%. Nas regiões Nordeste e Sudeste estão os menores percentuai­s de apoio, ambas com 73%.

Pesquisa mostra um alto apoio à Reforma da Previdênci­a

IDADE MÍNIMA

Apesar de 63% dos deputados e 93% dos senadores concordare­m com a necessidad­e do estabeleci­mento de uma idade mínima para a concessão da aposentado­ria, ainda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil