Correio da Bahia

Câmara autoriza CPI sobre Brumadinho

-

BARRAGEM ROMPIDA A Câmara Federal determinou, ontem, a criação de Comissão Parlamenta­r de Inquérito (CPI) para investigar as causas e responsabi­lidades pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho (MG).

O despacho assinado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinan­do a criação do colegiado, é de sexta-feira, mas só foi publicado ontem. O pedido da CPI foi feito pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), em coautoria com o PSDB.

Deputados federais se reuniram, ontem, no plenário da Câmara, em uma comissão geral para debater as circunstân­cias do rompimento da barragem. A audiência pública foi convocada sem representa­ntes da Vale.

O coordenado­r da bancada mineira na Câmara, deputado Diego Andrade (PSD), justificou a ausência de executivos da mineradora explicando que a intenção era dar voz às vítimas. Foram ouvidos integrante­s do Corpo de Bombeiros de Brumadinho, moradores, o Movimento dos Atingidos por Barragens e representa­ntes da Procurador­ia-Geral do Trabalho e Justiça mineira.

Hoje, deverá ocorrer audiência liderada pela comissão externa da Câmara para ouvir o presidente da Vale, Fábio Schvartsma­n, e órgãos de fiscalizaç­ão e controle.

Também ontem, a Comissão de Transparên­cia, Governança, Fiscalizaç­ão e Controle e Defesa do Consu-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil