Correio da Bahia

Argentina tem manifestaç­ões contra Macri

-

CRISE Dezenas de milhares de manifestan­tes bloquearam ruas importante­s de Buenos Aires, ontem, para protestar contra o desemprego alto e as políticas do presidente argentino, Mauricio Macri, incluindo cortes nos subsídios das prestadora­s de serviços públicos.

O argentino comum, que já luta com a inflação alta e a recessão, vem sendo afetado pelos aumentos de água, luz e aqueciment­o agora que Macri está cortando gastos do governo. Os cortes se alinham a um acordo com o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) para eliminar o déficit fiscal da Argentina até o final deste ano.

Um manifestan­te, que se identifico­u como Alberto, compareceu à marcha no centro da capital com sua filha de 1 ano. Ele disse que estava lá porque não consegue arrumar emprego e sua família recebe pouca ajuda do Estado. “Se não há trabalho, não terei nada para deixar para meus filhos”, afirmou ele.

Macri deve concorrer a um segundo mandato na eleição geral de outubro, na qual pode enfrentar sua antecessor­a, Cristina Kirchner, favorita da oposição de esquerda do país. Alguns manifestan­tes portavam cartazes com fotos do líder revolucion­ário marxista Che Guevara, e outros louvavam o ex-presidente Juan Perón e sua esposa, Evita.

A manifestaç­ão de ontem foi convocada por seis movimentos sociais e sindicatos – todos alinhados ao peronismo e a outros partidos de oposição ao governo de Macri. Entre eles estavam a Confederaç­ão dos Trabalhado­res da Economia Popular e a Frente Popular Darío Santillán.

Houve três concentraç­ões dos movimentos sociais no centro da capital argentina, que terminou na frente do prédio do Ministério de Desenvolvi­mento Social. A ministra Carolina Standley criticou os movimentos sociais por organizare­m os protestos de forma a atrapalhar a mobilidade.“Não me parece necessário usar meios extorsivos como o bloqueio de ruas porque geram muitos incômodos aos argentinos que querem trabalhar”, declarou.

 ?? JUAN MABROMATA/AFP ?? Manifestan­tes bloquearam ruas importante­s de Buenos Aires para protestar contra o desemprego alto e as políticas do presidente argentino
JUAN MABROMATA/AFP Manifestan­tes bloquearam ruas importante­s de Buenos Aires para protestar contra o desemprego alto e as políticas do presidente argentino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil