Correio da Bahia

Toffoli diz que cabe ao Legislativ­o decidir sobre CPI

-

LAVA TOGA O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou ontem que cabe ao Poder Legislativ­o decidir sobre a abertura de uma comissão para investigar suposto "ativismo judicial" em tribunais superiores. A chamada CPI da "Lava Toga" foi protocolad­a ontem no Senado. "É questão do Legislativ­o. É o Legislativ­o que vai decidir", disse Toffoli em Belo Horizonte, onde visita tribunais federais e estaduais - Toffoli também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ministro não quis comentar sobre o inquérito que abriu no STF para investigar uma série de ofensas à Corte enviadas em correntes de WhatsApp, além de críticas postadas nas redes sociais por integrante­s da Operação Lava Jato.

"A questão do inquérito está com o ministro Alexandre de Moraes. Ele é quem fala sobre o inquérito. A outra questão é que temos recebido, na central do cidadão do STF, inúmeras mensagens denunciand­o fake news contra toda a sociedade brasileira. Toda sociedade brasileira é vítima. Não há democracia livre, democracia sem imprensa livre e Judiciário independen­te".

Toffoli negou haver crise entre o Supremo e integrante­s da Operação Lava Jato. "O STF mantém praticamen­te todos os casos que envolvem essas investigaç­ões. Então, nós temos dado todo apoio às investigaç­ões, àquelas decisões que são tomadas têm os recursos cabíveis e a maioria deles, a ampla maioria, são mantidos".

Em relação à decisão da semana passada no STF sobre julgamento de crimes relacionad­os à caixa 2 na Justiça Eleitoral, Toffoli afirmou que a medida não pode anular posicionam­entos judiciais anteriores. "Isso não procede", disse.

 ??  ?? Ex-senador Lindbergh Farias
Ex-senador Lindbergh Farias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil