Correio da Bahia

Imagens que ajudam a pensar o país

Evento Festival Transatlân­tico de Fotografia acontece, de amanhã a domingo, no Centro Histórico

- Marília Moreira REPORTAGEM marilia.silva@redebahia.com.br

Ricamente documentad­o em imagens e lugar-símbolo da chamada “baianidade”, o Centro Histórico de Salvador foi o local escolhido para sediar o I Festival Transatlân­tico de Fotografia­s.

O evento, que acontece de amanhã a domingo, na Casa Castro Alves e na Igreja do Passo, visa difundir a obra Mario Cravo Neto (1947-2009), um dos mais importante­s fotógrafos baianos, que fundiu elementos humanos, naturais e religiosos em sua obra, revelando simbologia­s que sincretiza­m a natureza do homem afro-brasileiro.

Realizado pelo Instituto Mario Cravo Neto (IMCN), o evento também coloca em evidência a fotografia documental, especialme­nte na sua vinculação com a criação de uma identidade nacional brasileira.

“Batizamos o evento de Festival Transatlân­tico para refletir sobre esse movimento que fez da Bahia uma cultura única, até mesmo em relação ao restante do Brasil. Quem somos nós? Esse questionam­ento vai estar muito calcado na obra de Mario Cravo Neto, que tratou do panafrican­ismo a partir da Bahia, e também a partir da obra de Claudia Andujar, suíça radicada no Brasil, que fotografou os índios Yanomami, povo originário da nossa terra. O Transatlân­tico também pressupõe fluxo, essas contribuiç­ões todas que nos formaram”, diz Chritian Cravo, filho do fotógrafo e gestor do instituto.

Além das obras de Mario Cravo e de Claudia Andujar, a exposição contempla fotografia­s de Miguel Rio Branco e imagens do século XIX produzidas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Alberto Henschel, que integram o acervo do Instituto Moreira Salles. A visitação gratuita acontece das 10h às 19h, na Casa Castro Alves.

O evento também promove um ciclo de palestras gratuito na Igreja do Passo com representa­ntes da cena contemporâ­nea da fotografia e do cinema, a exemplo de Solange Farkas, Sérgio Machado e Pedro Vasquez, dentre outros. A participaç­ão do público está sujeita à lotação do espaço.

“Nossa proposta é difundir a fotografia e também a obra de Mario, a partir de uma melhor compreensã­o desse legado. Os convidados são um contrapont­o à obra dele”, sintetiza Christian Cravo. Ainda como parte do evento, na escadaria da Igreja do Passo será montada uma exposição de retratos colorizado­s do Nordeste, que integram o acervo do colecionad­or Titus Riedl.

O Festival Transatlân­tico de Fotografia­s é a primeira ação pública do instituto, que também promove o I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia - cujo edital estará disponível no site do instituto a partir de amanhã.

“Acreditamo­s na fotografia como plataforma de transforma­ção e uma área especial de arte. O incentivo é essencial para inspirar os novos talentos”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington. O Festival Transatlân­tico de Fotografia­s é uma das ações do Festival da Cidade, que celebra os 470 anos de Salvador.

Batizamos o evento de Festival Transatlân­tico para refletir sobre esse movimento que fez da Bahia uma cultura única Christian Cravo

Gestor do Instituto Mario Cravo Neto

 ?? MARIO CRAVO NETO/ DIVULGACAO ??
MARIO CRAVO NETO/ DIVULGACAO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil