Correio da Bahia

Ponte entre passado e futuro

-

Eles deram nome a uma das principais revoltas abolicioni­stas e emancipató­rias da Bahia do século XVIII. Usados para identifica­r as pessoas que pertenciam ao movimento, os búzios assumiram diferentes funções antes e depois do episódio.

São eles o objeto principal da mostra Kaurís, que será inaugurada hoje na Galeria do Goethe Institut. Sob curadoria de Tiago Sant’Ana, a mostra reúne trabalhos de artistas que investigam os búzios como metáfora e estratégia de resistênci­a e de libertação.

“Partimos da Revolta dos Búzios para pensar nosso momento presente. Fotografia, pintura, objeto e vídeo se unem para, através dessa conexão de linguagens, potenciali­zar essa reflexão”, explica o curador.

Emo de Medeiros, do Benim, residente do programa Vila

Sul, foi o primeiro artista a ser convidado. “Os búzios têm uma posição muito importante para as religiões afro-brasileira­s. Na obra do Emo, eles compõem um oráculo. A consulta aos búzios é um saber ancestral, mas também, pela natureza oracular, os búzios contribuem para lançar olhar para o futuro”, comenta Sant’Ana.

Dentre os artistas locais, o primeiro a ser convidado foi J. Cunha, criador da identidade visual do Ilê Aiyê. Na mostra, ele expõe gravuras que fazem referência­s à Revolta dos Búzios e alguns trabalhos da década de 80. “Ele criou uma identidade visual muito potente, fazendo um intercâmbi­o estético entre o tropicalis­mo e o afro-brasileiro, com uma poética única e pouco reconhecid­a”

Ainda explorando a religiosid­ade, outra obra que estará na exposição é IFÁ, de Leonardo França, vídeo que contextual­iza uma conversa entre o diretor e o pai de santo Obarayi, líder do Ilê Axé Opô Aganju. A mostra também expõe obras de Antônio Obá, Nádia Taquary e Shai Andrade.

Kaurís inicia um programa de quatro exposições a serem promovidas pelo Goethe-Institut Salvador em 2019, com objetivo de relacionar a produção de artistas e poéticas locais com estrangeir­os residentes do Vila Sul. “Todas as questões partem daqui. Como os artistas de fora podem dialogar nas poéticas daqui, conjuntame­nte com nossa realidade, com nossos artistas?” GOETHE-INSTITUT (AV. SETE DE SETEMBRO, 1809, CORREDOR DA VITÓRIA). VISITAÇÃO ATÉ 3 DE MAIO, DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 9H ÀS 19H.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Trabalho do artista baiano J.Cunha inspirado na simbologia dos búzios
REPRODUÇÃO Trabalho do artista baiano J.Cunha inspirado na simbologia dos búzios
 ?? FERNANDO SOUZA/DIVULGAÇÃO ??
FERNANDO SOUZA/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil