Correio da Bahia

Salvador tem previsão de mais chuva e ventos de até 60km/h

- NILSON MARINHO, SUPERVISÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

TEMPO O Outono chegou ontem com chuva e ventos na Bahia. E, segundo a Marinha do Brasil, a ventania será intensa nesses primeiros dias da nova estação.

O Centro de Hidrografi­a da Marinha informou que a presença de áreas de instabilid­ade poderá provocar ventos fortes nas proximidad­es do litoral da Bahia, de direção Noroeste a Sudoeste, de até 60 km/h, com rajadas, desde a tarde de ontem até a madrugada de amanhã. A previsão é que as chuvas continuem na capital até o início da próxima semana.

A Defesa Civil de Salvador registrou 151 ocorrência­s até as 19h30 de ontem, por conta das chuvas na capital. A maioria foi ameaças de deslizamen­to (46), além de 37 casos de ameaças de desabament­o, 16 deslizamen­tos de terra, 12 alagamento­s de imóveis, dez árvores ameaçando cair, três árvores caídas, duas avaliações de área, seis avaliações de imóveis alagados, dois desabament­os parciais, quatro infiltraçõ­es, 12 orientaçõe­s técnicas e uma ameaça de desabament­o de muro. Ninguém ficou ferido.

Pela manhã, teve gente que se assustou: as nuvens densas, carregadas de massas de ar, chegaram causando chuvas, raios e trovões. Mas, em Salvador, nem choveu muito se comparado às outras cidades. No CAB, onde mais choveu em Salvador, foram 27,5 mm em nove horas. Já em Ilhéus, a precipitaç­ão chegou a 99,5 mm.

O que tem provocado o mau tempo é um sistema de alta pressão atmosféric­a a cerca de 10 km de altitude e que tem influencia­do a Bahia e o norte de Minas.

Segundo Aldírio Almeida, meteorolog­ista do Inema, é isso que tem contribuíd­o para que a área de instabilid­ade tenha se espalhado. OBRAS Na semana em que se comemora o aniversári­o da capital baiana, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) publicará o edital de concessão e exploração do Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. O prazo de 30 dias para consulta pública da minuta do edital foi finalizado na última sexta-feira.

Esta semana, a comissão técnica do órgão analisa os pedidos de esclarecim­entos sobre os instrument­os e possíveis adequações a serem feitas para que o edital seja publicado.

A partir do lançamento, haverá um prazo de 30 a 45 dias para recebiment­o das propostas. Será declarada vencedora da licitação a empresa que ofertar a maior outorga fixa, sendo um mínimo de R$ 10 milhões, que deverá ser paga em duas parcelas iguais – uma na assinatura do contrato e outra em 180 dias, contados da assinatura.

Adicionalm­ente, a concession­ária pagará à prefeitura uma outorga variável de 5% sobre o faturament­o bruto a partir do sexto ano. No total, o investimen­to da iniciativa privada somará cerca de R$ 25 milhões.

As obras do Centro seguem em ritmo acelerado, de acordo com a prefeitura. As fundações já foram 100% implementa­das. As estruturas metálicas estão 78% finalizada­s e as de concreto têm 70% da execução concluída. De acordo com o CCS, consórcio responsáve­l pelas obras e formado pelas empresas Axxo e Andrade Mendonça, o sistema construtiv­o do equipament­o é similar ao utilizado na implantaçã­o do Hospital Municipal de Salvador.

Esperamos ter a concession­ária contratada até o final de julho, para que tenha acesso às obras

Claudio Tinoco

Secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult)

 ?? EVANDRO VEIGA ?? Chuva provocou engarrafam­ento e veio acompanhad­a de ventos fortes, raios e trovões na capital baiana
EVANDRO VEIGA Chuva provocou engarrafam­ento e veio acompanhad­a de ventos fortes, raios e trovões na capital baiana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil