Correio da Bahia

Hospital Roberto Santos adia 30% das cirurgias até junho

- GIL SANTOS

EM REFORMA Há seis meses, a doméstica Sandra Souza, 33 anos, está sentindo dores na barriga e nas pernas. Depois de uma consulta médica, foi confirmada a necessidad­e de uma cirurgia de histerecto­mia, marcada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, em janeiro deste ano.

“Mas o procedimen­to foi remarcado porque o médico estava de férias. Ficou agendado para o dia 8 de março. Eu deveria me internar um dia antes para me preparar para a cirurgia, mas quando estava a caminho do hospital, recebi uma ligação informando que foi adiada mais uma vez”, contou Sandra.

Ela não é a única paciente que precisou protelar a cirurgia. Desde janeiro deste ano, 30% dos procedimen­tos cirúrgicos realizados pelo HGRS precisaram ser remarcados. O motivo é uma reforma do centro cirúrgico.

As intervençõ­es foram anunciadas, em nota, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) em dezembro do ano passado. Segundo a assessoria do hospital, apenas os procedimen­tos eletivos, ou seja, aqueles que estavam agendados e que não representa­m risco de morte para os pacientes, estão sendo remarcados. A assessoria não confirmou as novas datas, mas a reforma tem previsão de ser concluída em junho.

A assessoria informou que as cirurgias de alta complexida­de não foram afetadas. Para atender à demanda, foi feita a abertura de um terceiro turno cirúrgico no hospital e a transferên­cia de pacientes para outras unidades da Sesab, como o Hospital Geral do Estado e o Ernesto Simões. A reforma pretende modernizar as dez salas cirúrgicas do hospital.

Estou sentindo dores. Preciso fazer logo essa cirurgia. Agora, tenho que esperar eles ligarem para saber a nova data

Sandra Souza

Paciente que seria operada em março

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil