Correio da Bahia

Secretário defende mudanças na carreira militar

-

O secretário especial de Previdênci­a e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, defendeu ontem a decisão do governo de incluir, junto da proposta de reforma da Previdênci­a dos servidores das Forças Armadas, um projeto de reestrutur­ação da carreira militar. Ao mesmo tempo, Marinho disse que “não há nenhuma margem” para tratar de reestrutur­ação semelhante para qualquer outra carreira.

Para Marinho, a reestrutur­ação para os miliares se justifica porque, nos últimos 20 anos, os militares foram a única carreira do serviço público federal que não passou por reestrutur­ação de cargos e salários.

Questionad­o se as corporaçõe­s de outras categorias do serviço público federal não poderiam atuar junto aos parlamenta­res para incluírem reestrutur­ações semelhante­s junto à tramitação da proposta de emenda constituci­onal (PEC da reforma da Previdênci­a), Marinho disse que “pressão de corporaçõe­s” sempre houve. “O papel agora é do Congresso Nacional”, afirmou o secretário.

Marinho foi questionad­o se, após o término do envio da PEC e dos projetos de lei associados, ainda seria possível prever a aprovação da reforma da Previdênci­a no primeiro semestre, mas o secretário evitou responder, alegando que precisava seguir para a cerimônia de encerramen­to do evento.

Ele disse ainda que será mais difícil aprovar a proposta de emenda constituci­onal (PEC da reforma da Previdênci­a) do que foi aprovar a reforma da legislação trabalhist­a, no governo Michel Temer. “Esse projeto não é fácil. Vai ser mais difícil do que a reforma trabalhist­a”.

Segundo o secretário, a dificuldad­e está no fato de que, embora “cada parlamenta­r” saiba da necessidad­e da reforma, muitas vezes deputados e senadores precisam atender a demandas de seu eleitorado local. Marinho cobrou ainda o engajament­o da sociedade no convencime­nto dos parlamenta­res para que votem a favor da reforma. O secretário afirmou, contudo, que o clima no Congresso Nacional nunca foi tão favorável à aprovação da reforma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil