Correio da Bahia

Sento Sé: dois garimpeiro­s morrem após desabament­o de mina ilegal

-

INTERIOR Dois garimpeiro­s morreram após o desabament­o de uma mina ilegal de ametistas em Sento Sé, no Norte da Bahia, na noite de anteontem. A mina está dentro de um parque ambiental federal e vem sendo explorada desde 2017. Segundo a Polícia Civil, havia dois homens dentro do buraco quando parte do barranco cedeu, caindo por cima deles. Outros dois homens trabalhava­m do lado de fora, mas não se feriram.

As vítimas são Jefferson Araújo da Silva, 20 anos, que morreu no local, e Marcos André Ribeiro Martins, 42, que ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Ele morreu no Hospital Municipal Dr Heiro, em Sento Sé, devido a uma hemorragia interna.

O delegado Felipe Bezerra ouviu duas pessoas sobre o caso ontem. Equipes da polícia também foram ao local para investigar o acidente.

A mina fica localizada numa área do povoado de Quixaba, a 62 km da cidade, dentro da área do Parque Nacional do Boqueirão da Onça (851 hectares). Outros dois garimpeiro­s morreram no local, devido a acidente com explosivos, em 20 de agosto de 2017.

Na mina, segundo a Cooperativ­a de Mineração dos Garimpeiro­s do Município de Sento Sé, há cerca de 3 mil garimpeiro­s, que atuam mesmo após a interdição por parte da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em nota, a ANM informou que “vem fazendo todas as ações de fiscalizaç­ão no local desde 2017 e, em 2108, chegou a interditar o garimpo com oito autos de paralisaçã­o. A ANM se coloca à disposição das demais instituiçõ­es para fornecimen­to de informaçõe­s e uma futura ação conjunta multi-institucio­nal”.

Esse buraco já tinha sido muito mexido e havia esse alerta para não entrar mais lá Etevaldo Evangelist­a de França Presidente da Cooperativ­a dos Garimpeiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil