Correio da Bahia

Israel proíbe visita de deputadas ao país após pressão de Trump

-

DEMOCRATAS Israel anunciou ontem que proibirá a entrada de duas deputadas democratas dos EUA, que pretendiam visitar a região da Cisjordâni­a. O veto ocorre após pressão do presidente dos EUA, Donald Trump. “A decisão foi tomada, e é a de não permitir que elas entrem”, disse Tzipi Hotovely, vice-ministra do Exterior de Israel, à rádio Reshet Bet.

“Não há país no mundo que respeite os EUA e seu Congresso mais do que Israel. No entanto, o itinerário mostrado pelas deputadas mostrou que a única intenção delas era atacar Israel”, disse o premiê Binyamin Netanyahu.

As deputadas barradas são Ilhan Omar, de Minnesota, e Rashida Tlaib, do Michigan. Elas são críticas declaradas de Israel e apoiam um movimento de boicote ao país, e pretendiam chegar lá no domingo. A viagem foi planejada pela Miftah, uma organizaçã­o sem fins lucrativos liderada pelo legislador e veterano negociador da paz palestino Hanan Ashrawi.A viagem particular deveria durar de 18 a 22 de agosto. Tlaib esperava passar alguns dias visitando sua avó, que vive em uma aldeia da Cisjordâni­a. Não há reuniões oficiais planejadas na agenda das americanas, mas elas planejaram visitar as cidades palestinas de Belém, Hebron e Ramallah, e passar algum tempo em Jerusalém.

O itinerário mostrado pelas deputadas mostrou que a única intenção delas era atacar Israel Binyamin Netanyahu Premiê israelense justifican­do a proibição das entradas das deputadas americanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil