Correio da Bahia

Rodízio não faz parte dos planos da cidade

-

Em São Paulo, capital que tem 8 milhões de veículos, a prefeitura criou um sistema de rodízio para tentar reduzir os congestion­amentos que a cada ano ficam maiores. Em Salvador, o superinten­dente da Transalvad­or, Fabrizzio Muller, defende que essa é uma medida paliativa.

“Não acredito que o rodízio seja a solução. Ele resolve em um primeiro momento, mas incentiva a compra de um segundo carro, como já acontece com outras cidades. É preciso restringir o uso do veículo individual, mas antes do pedágio urbano, por exemplo, é necessária uma mudança comportame­ntal. As melhorias no transporte público que estão sendo feitas pela prefeitura e os novos modais são alternativ­as”, afirmou.

Fabrizzio contou que as equipes de campo e a engenharia de trânsito da Transalvad­or estão estudando intervençõ­es viárias na cidade e citou como exemplos de obras bem-sucedidas a do Largo do Luso, em Plataforma, e a avenida Mãe Stella de Oxóssi, na Avenida Paralela, que acabaram com os engarrafam­entos nessas regiões.

“Na Avenida Edgard Santos (Narandiba), estamos ampliando a via. Já o BRT vai oferecer uma grande melhoria para o transporte público de massa. É um sistema que está em uso em 170 cidades, 13 delas nos EUA, e atendem 33 milhões de pessoas”, disse.

Na primeira fase do BRT (Parque da Cidade à região do Iguatemi), as vigas que darão suporte aos viadutos dos corredores exclusivos estão sendo erguidas. A prefeitura também lançou a licitação para a segunda fase da obra, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.

O superinten­dente destacou ainda a nova frota de ônibus com ar-condiciona­do de Salvador como um exemplo de melhorias em transporte público, mas frisou que os congestion­amentos são uma realidade das grandes cidades. “Apesar de todos os esforços, não podemos esquecer que a mobilidade é móvel. Hoje, fazemos uma intervençã­o e não termos mais problema em uma área, mas amanhã podemos ter. É um problema das grandes cidades”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil