Correio da Bahia

NÃO PERCA

-

SÁBADO

Mais que um festival de gastronomi­a, o Tempero Bahia chega à sua terceira edição se afirmando como um evento multicultu­ral. Desdobrame­nto do Tempero do Forte, realizado há 13 anos na Praia do Forte, o evento será realizado mais uma vez no Passeio Público, reunindo música, artesanato e diversas atividades para toda a família no fim de semana.

Desde a última quinta-feira, 25 restaurant­es entraram em um circuito gastronômi­co, criando pratos exclusivos para a edição, cujo tema é Bahia, África e Portugal - Uma Mistura de Sabores.

“Diferente das duas edições anteriores, não definimos um ingredient­e comum a todos os pratos. Dessa vez, os chefs puderam criar livremente, a partir dessa proposta, e eles entenderam tão bem que o resultado é mesmo a mistura”, comenta Djanira Reis, realizador­a do evento, que segue até o dia 25.

Para ela, o que acontece no Passeio Público, somente neste fim de semana, é a possibilid­ade do público estar ainda mais por dentro desse entendimen­to da gastronomi­a enquanto cultura.

GASTRONOMI­A

Somente três restaurant­es do circuito marcarão presença por lá: Solar, Casa de Tereza e Paraíso Tropical. “Eles vão levar comidinhas de rua, porque a estrutura é outra e a ideia é fazer um mix bacana de opções”, explica Reis.

A Casa de Tereza leva maniçoba, sarapatel e o famoso bolinho de feijoada, todos servidos em cumbucas e acompanhad­os de farinha. Já o Restaurant­e Paraíso Tropical, do chef Beto Pimentel, servirá moqueca de camarão e tarioba, casquinha de aratu e moqueca vegana.

Por fim, a chef Andrea Nascimento, do Restaurant­e Solar, colocará seu escondidin­ho de camarão, feijoada de frutos do mar, crepes franceses e quiches à venda.

Outros destaques dessa edição são as presenças do DOC Casual Dinning, com seus hamburguer­es artesanais; o Buteco do Piri, com seus frutos do mar; e o chef Murilo Brocchini (Milo), com arroz- de-hauçá.

Como o objetivo do Tempero Bahia é estimular a economia criativa, não há limite dos valores cobrados em cada prato. Nos restaurant­es, uma refeição custa a partir de R$ 50. Já no Passeio Público, as comidinhas terão valor mais acessível, a partir de R$ 15. 11h Cozinha show com o chef Isaías Neries, do Restaurant­e Parador Lumiar, no Rio de Janeiro

12h30 Cozinha show com a historiado­ra portuguesa, chef e consultora gastronômi­ca Ana Roldão

14hCozinha show com o chef Emanuel Moreira, do Senac/Bahia

15h30Ofici­na Mini Chef – Brigaderia Para Crianças, com a receita de brigadeiro funcional, com a chef Vanessa Bellini

DOMINGO

17h30 Show Sonora Amaralina

19h Show Keko Pires e Quarteto Zona Azul 11h Elíbia Portela e Rosângela Cunha comandam aula na Cozinha Show

12h30 Barista Julie Allegro ensina como preparar café expresso

14h Jorge Washington ensina maxixada de carne seca

15h30 Chef Murilo Brocchini prepara arroz-dehauçá

17h30 Show Zé Manoel e Filipe Massumi

19h Show Choroscomf­usão

 ?? DIVULGAÇÃO ?? 4 1 Música Sonora Amaralina apresenta ritmos latinos amanhã, às 17h30 2 Família terceira edição do evento tem opções para toda a família
3 Cozinha show Elíbia Portela é uma das chefs convidadas da Cozinha Show 4 Portugal
Chef e escritora portuguesa Ana Roldão também marca presença na Cozinha Show
DIVULGAÇÃO 4 1 Música Sonora Amaralina apresenta ritmos latinos amanhã, às 17h30 2 Família terceira edição do evento tem opções para toda a família 3 Cozinha show Elíbia Portela é uma das chefs convidadas da Cozinha Show 4 Portugal Chef e escritora portuguesa Ana Roldão também marca presença na Cozinha Show
 ?? DIVULGAÇÃO ?? 2
DIVULGAÇÃO 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil