Correio da Bahia

Financiame­ntos imobiliári­os poderão ser indexados à inflação

-

CASA PRÓPRIA Os bancos poderão oferecer crédito imobiliári­o corrigido pela inflação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução que permite que novos financiame­ntos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) tenham o saldo devedor atualizado por índices de preços.

A resolução foi aprovada na reunião extraordin­ária do CMN na manhã de quarta-feira, mas só foi divulgada pelo Banco Central (BC) ontem, depois de o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, ter anunciado que o banco passará a conceder crédito imobiliári­o corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais uma taxa de juros fixa.

Os financiame­ntos habitacion­ais são corrigidos pela Taxa Referencia­l (TR), atualmente zerada, mais juros fixos que variam conforme o perfil do mutuário. Em julho do ano passado, o conselho havia autorizado a concessão de crédito corrigido pela inflação. A resolução, no entanto, não alcançava as operações do SFH, nas quais o tomador usa o saldo da conta do FGTS para pagar as prestações e amortizar o saldo devedor.

O valor da prestação do financiame­nto da casa própria pela Caixa pode cair até 35% com a nova modalidade de crédito imobiliári­o, corrigido pelo IPCA, a ser lançado na terça-feira da próxima semana. Segundo fontes do Palácio do Planalto, serão diferentes faixas de financiame­nto, que terão percentual de juros que irão variar de acordo com o valor do imóvel e o grau de relacionam­ento do cliente. Se for correntist­a ou se receber salário na instituiçã­o, por exemplo, o custo será mais baixo.

35% é quanto pode cair o valor da prestação com o novo sistema de financiame­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil