Correio da Bahia

Após instaurar crise, Bolsonaro recua sobre Polícia Federal

-

MAL ESTAR O presidente Jair Bolsonaro recuou e baixou o tom de suas declaraçõe­s acerca das mudanças na superinten­dência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. As afirmações que fez na quarta-feira, de que o superinten­dente Ricardo Saadi, seria substituíd­o por problemas de "gestão e produtivid­ade", o que gerou mal estar na corporação, que respondeu que a substituiç­ão de Saadi estava prevista havia meses e não tinha relação com a avaliação de Saadi no cargo, e citou que a superinten­dência seria ocupada por Carlos Henrique Oliveira Sousa, atual superinten­dente regional em Pernambuco.

A situação piorou na manhã de ontem, quando Bolsonaro, em entrevista, voltou a falar em "produtivid­ade" e reagiu contra o nome de Sousa. Segundo ele, o escolhido seria Alexandre Silva Saraiva, de Manaus.

"Quem manda sou eu, [para] deixar bem claro. Eu dou liberdade para os ministros todos, mas quem manda sou eu. Pelo o que está pré-acertado, seria o lá de Manaus", afirmou o presidente. "Quando vão nomear alguém, falam comigo. Ué, eu tenho poder de veto? Ou vou ser um presidente banana, agora?", completou.

As declaraçõe­s geraram diversas críticas. Integrante­s da PF acusavam Bolsonaro de ingerência na corporação. a situação também provocou constrangi­mentos no ministro da Justiça Sérgio Moro, a quem a PF é vinculada.

Horas depois, em outra entrevista ainda no final da manhã, Bolsonaro atenuou a força de suas declaraçõe­s.

"Está há três meses programado. Se quer o de Pernambuco, não tem problema, não. Tanto faz para mim. Eu sugeri o de Manaus e, se vier o de Pernambuco, não tem problema, não".

Questionad­o sobre qual o grau de independên­cia dos comandos da PF para fazer investigaç­ões, já que todos os superinten­dentes passam pelo crivo do presidente, Bolsonaro disse que, antes, os cargos eram loteados por partidos, que agora, segundo ele, houve uma mudança no preenchime­nto destes cargos.

Quando vão nomear alguém, falam comigo. Ué, eu tenho poder de veto? Ou vou ser um presidente banana, agora? Jair Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil